Dobrandino e Sâmis Lançam Nova Operação de Segurança Em Foz

26/02/2008 13h48 | por MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO DOBRANDINO DA SILVA (PMDB) / 41 3350-4237 - 3353-6000 / imprensadobrandino@yahoo.com.br
O deputado Dobrandino da Silva e o ex-prefeito Sâmis da Silva acompanham o governador Roberto Requião nesta quarta-feira (27) no lançamento de mais uma edição da Operação Foz Segura. A operação de segurança - que coíbe o tráfico de drogas, roubos de carros, entre outros delitos e crimes – reúne policiais civis, militares, policiais federais, policiais rodoviários federais e fiscais da Receita Federal. “São mais de 200 policiais que fazem uma varredura completa por toda Foz do Iguaçu. O objetivo principal é o combate ao tráfico de drogas, mas a operação já prendeu 1.115 pessoas – 68 acusados por tráfico, recuperou 137 veículos e apreendeu 177 armas e 2,5 toneladas de drogas”, disse Dobrandino da Silva. Sâmis disse que operação será ampliada e feita pelo menos uma vez a cada dois meses. “Podemos fazer essa operação continuamente porque o resultado é positivo e a população aprova o patrulhamento ostensivo nas ruas das cidades. A criminalidade, apesar de ainda alta, diminuiu nos últimos meses. O mesmo aconteceu com os números de homicídios, que caiu 12,2% de 2006 para 2007”, disse Sâmis, coordenador do Governo do Estado na Região Metropolitana de Foz do Iguaçu. NÚMEROS — Os dados da operação apresentam 89 mandados judiciais, 410 termos circunstanciados e apreensão de 339 adolescentes. Do total de armas apreendidas, 98 são revólveres, 44 pistolas, dez carabinas ou espingardas, duas garruchas e um fuzil, além de 19 facas. A Operação também recolheu 1.249 cartuchos de munição. Dos veículos recuperados, 91 são automóveis e 46 motocicletas. Além disso, 280 automóveis e 77 motocicletas foram retidos por irregularidades. A Operação realizou 58.612 abordagens pessoais, 11.944 a veículos, 3.582 a estabelecimentos e emitiu 1.185 multas de trânsito. EFETIVO - Em relação aos homicídios, a queda foi de 303 (em 2006) para 266 (em 2007). A Secretaria Estadual de Segurança Pública atribui esta queda à significativa ação da Operação Foz Segura, que desde outubro de 2007 trouxe excelentes resultados para a cidade, com melhor aplicação do efetivo e reforço policial. “Temos que considerar que Foz, por ser região de fronteira, se tornou rota de contrabando e tráfico e sofre mais com a criminalidade”, disse Sâmis. O ex-prefeito disse que o 14º BPM (Batalhão da Polícia Militar) vai receber mais 50 policiais que participarão dessa nova edição da Operação Foz Segura e ficarão lotados no batalhão. “Além da operação, os novos policiais terão uma atuação específica junto ao Projeto Povo e à Patrulha Escolar, programas de policiamento comunitário da PM”, disse Sâmis.