Documentário demonstra que preservação das florestas é essencial para a conservação das águas

24/03/2015 14h56 | por Eduardo Santana

Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Ocorreu na manhã desta terça-feira (24), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a pré-estreia do documentário "A Lei da Água”, produzido pelo cineasta Fernando Meirelles e com direção de André D'Elia. Com 78 minutos de duração, o documentário mostra qual a importância das florestas para a conservação das águas, levantando os problemas que estão sendo causados com o novo Código Florestal aprovado no Congresso Nacional. O evento foi promovido pela Frente Parlamentar Ambiental.

Estiveram presentes o deputado Rasca Rodrigues (PV), coordenador da Frente Parlamentar, e os deputados Marcio Pacheco (PPL) e Schiavinato (PP), integrantes da Frente. Além dos deputados, representantes da Sanepar, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Paraná e da SOS Mata Atlântica participaram do encontro.

De acordo com Rasca Rodrigues, o documentário gera oportuna rediscussão do Código Florestal aprovado em 2012. “O filme sinaliza para a sociedade que a discussão deve ser refeita, no sentido de se colocarem fundamentos científicos nessa decisão. O Código pode ser alterado a qualquer momento. É preciso construir o momento político para que isso ocorra porque o desequilíbrio é muito grande. A frente ruralista é maior do que a frente ambientalista no Congresso. Mas essa não é uma discussão política. Essa é uma questão que está acima da política”, afirmou.

O procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná, Saint-Clair Honorato Santos, afirmou que o Novo Código Florestal priorizou políticas em prol do agronegócio. “Só foi ouvido um lado. O lado da agricultura, que se sobrepõe porque o fator econômico é mais forte. E nessa discussão a sociedade não conseguiu colocar seus interesses a disposição de todos, em prol de um benefício coletivo”, disse.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação