Douglas Fabrício Se Reúne Com Secretário de Saúde Para Debater Crise da Santa Casa de Campo Mourão

03/04/2007 09h28 | por Assessoria de Imprensa / Fabiane Prohmann / (41) 3350-4166
O deputado Douglas Fabrício (PPS) se reuniu nesta segunda-feira (02/04), em Curitiba, com o secretário estadual de Saúde, Cláudio Xavier, para discutir a crise financeira que há meses atinge a Santa Casa de Campo Mourão e que está prejudicando o atendimento de toda população da região. Durante o encontro, o secretário de Saúde aceitou o convite do deputado para debater os problemas que afetam o atendimento na Santa Casa em Campo Mourão com todos os representantes da comunidade. Xavier disse que espera somente que o pedido para que ele compareça à audiência pública seja devidamente aprovada pelos vereadores, e que a data seja definida pela Câmara Municipal."A situação da Santa Casa é grave e preocupante porque ela é responsável pelo atendimento da maioria dos pacientes de Campo Mourão e também dos municípios vizinhos. Precisamos encontrar uma solução e discutir com o governo do Estado o que pode ser feito para resolver o problema de forma rápida e definitiva", defendeu Douglas.Entre as propostas discutidas estão a estadualização da Santa Casa e sua transformação em hospital regional e também as liminares concedidas pela Justiça, que estariam bloqueando parte dos recursos que, obrigatoriamente, o governo estadual deve repassar para a Santa Casa. "Segundo o secretário, a estadualização da Santa Casa não seria possível porque ela tem uma administração plena e uma gestão independente do governo. Ele também reconheceu que a Santa Casa tem direito aos repasses, mas o governo estaria sendo impedido de fazer os depósitos devido às liminares judiciais", afirmou o deputado.Douglas relatou ao secretário a gravidade do problema e explicou que ele está afetando diretamente a população mais carente e mais necessitada. "Assumi com a comunidade o compromisso de ajudar a buscar uma solução para a Santa Casa e estou me empenhando nisso. A crise da Santa Casa não é um problema político, mas social. E é preciso que todos ajudem a encontrar a solução. E por isso acredito que a audiência entre a comunidade e o secretário poderá nos ajudar a encontrar uma solução rápida e satisfatória para o problema", disse Douglas.Após a reunião, o deputado afirmou estar confiante, porque tanto Xavier como o diretor-geral da secretaria, Carlos Manoel, se mostraram dispostos a discutir o assunto e acabar com o desgaste que o governo vem sofrendo na região por causa dele.