Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Dr. Batista fala a servidores da Assembleia sobre a importância da medicina preventiva

O deputado e médico enfatizou o valor da boa alimentação, rica em fibras, da ingestão de água e da prática regular de exercícios físicos.



A exemplo do que já ocorreu em anos anteriores, o deputado Dr. Batista (PMN) fez na manhã desta segunda-feira (26) uma palestra para servidores da Assembleia Legislativa do Paraná e outros interessados sobre saúde e a importância da medicina preventiva. O evento aconteceu no Plenarinho da Casa, que ficou lotado, e registrou a visita do deputado Delegado Rubens Recalcatti (PSD), acompanhado por uma equipe de médicos do Hospital Cajurú.

Em linguagem simples e acessível, o parlamentar, que é médico especializado em cirurgias gástricas e atua na Santa Casa de Maringá, falou durante cerca de uma hora, enfatizando a importância da boa alimentação, rica em fibras (frutas, legumes e verduras), da ingestão de líquidos, principalmente água, e da prática de esportes e exercícios físicos para a manutenção de uma boa saúde.

Destacou também práticas que devem ser evitadas, com ênfase para a automedicação, capaz de mascarar doenças e provocar graves danos à saúde, com consequências até mesmo letais. Apontou igualmente os riscos de deitar logo após comer, a dificuldade digestiva decorrente do consumo de líquidos durante as refeições, principalmente refrigerantes, e do consume excessivo de carnes, gorduras e frituras. Finalmente, assinalou a necessidade de cuidados higiênicos e a influência do bom-humor para que o ser humano se mantenha saudável e disposto.

Desta feita Dr. Batista também exibiu para os participantes um vídeo de procedimento cirúrgico efetuado por ele. Tratava-se da retirada de vesícula através de vídeolaparoscopia, um método bem menos invasivo que uma cirurgia aberta. Segundo ele, os avanços tecnológicos têm tido grande repercussão na medicina, reduzindo os riscos inerentes a vários procedimentos. Enquanto o filme era exibido, ele explicou que as pedras na vesícula são resultado, no mais das vezes, do consumo de alimentos gordurosos. 

Áudio não disponível no momento.






Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação