Foz do Iguaçu recebe o 2º Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal nos dias 1º e 2 de dezembro O evento é organizado pelos mandatos do deputado estadual Goura (PDT) e do vereador Kalito (PSD) e as inscrições são gratuitas.

28/11/2023 14h34 | por Assessoria Parlamentar

Créditos: Divulgação

Nos dias 1º e 2 de dezembro de 2023 será realizado, em Foz do Iguaçu, o 2º Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal. O evento é organizado pelos mandatos do deputado estadual Goura (PDT) e do vereador do município, Kalito (PSD), e as inscrições são gratuitas. Para participar é necessário fazer a inscrição pelo link bit.ly/forumdacannabis.

“A escolha de Foz do Iguaçu para sediar o evento tem o objetivo de levar o debate para todo o estado e valorizar o trabalho das associações do interior”, afirmou o deputado Goura, que é autor da Lei Pétala (n.º 21364/23), que assegura o acesso a medicamentos e produtos à base de Canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde.

Anfitriões

A Associação Cannabis Sem Fronteiras de Foz do Iguaçu vai receber os participantes para o debate sobre a regulamentação. A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), por meio do Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélica (LCP), irá representar o campo da ciência para apresentar os resultados de suas pesquisas.

O mandato do vereador Kalito abrirá as portas da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu para contar sua experiência com as políticas públicas sobre cannabis medicinal na região.

Primeiro dia

O Fórum terá início às 9 horas com a realização de uma Audiência Pública sobre Cannabis Medicinal na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu (Tv. Oscar Muxfeldt, 81 – Centro). Às 14h30, também na Câmara, será realizada a abertura oficial do evento com a com a palestra magna da antropóloga e educadora canábica Luna Vargas. Na sequência, às 15h30, o painel temático: A regulamentação da Lei Pétala e suas repercussões, encerra a programação do primeiro dia.

O painel será mediado pelo deputado Goura e contará com as seguintes participações:

Ana Carolina Ruver Martins - Farmacêutica doutoranda em farmacologia na UFSC;

Bruno Cavassani - Vereador de Jandaia do Sul, autor de PL sobre Cannabis Medicinal;

Carla Pinheiro - Assistente Social e membro da ACANPA (Associação Canábica Norte Paranaense);

]Diogo Busse - Comissão Especial de Direito da Cannabis Medicinal da OAB;

Keila Cristiane dos Santos - Mãe do João, paciente de cannabis medicinal

Thiago Cordeiro  - Vereador de Apucarana, autor de PL sobre Cannabis Medicinal.

Segundo dia

No dia 2 de dezembro, a programação segue no Auditório Martina (C309) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Às 14h30, será feita a apresentação de resultados das pesquisas do Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélico da UNILA.

Em seguida, às 15h30, acontece o painel: Evidências científicas e casos de destaque, mediado por Luna Vargas, com as seguintes participações:

Idilsa Fermo - Centro de Apoio, Convivência e Defesa dos Direitos de Autistas (CAUT);

Joice Maria Cunha - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFPR;

Ney Nascimento - Coordenador do Laboratório de Cannabis e Ciência Psicodélica da UNILA;

Victor Guilherme Pichek - Paciente e médico responsável técnico da clínica Santa Planta Medicina Canabinoide.

Encerrando a programação, às 17 horas, será realizada a plenária aberta das Associações Paranaenses de Cannabis Medicinal.

1º Fórum

O 1º Fórum Paranaense de Cannabis Medicinal foi realizado nos dias 1º e 2 de julho de 2021. Por causa da pandemia da Covid-19 o evento foi totalmente remoto e as informações podem ser acessadas através do link abaixo: