NOTÍCIA
Notícia
Efeitos da longa estiagem no Paraná preocupam o deputado Nereu Moura
17h07
por Assessoria de Imprensa, com a colaboração do jornalista Ronildo Pimentel.
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049
2 min de leitura
2.004 visualizações
Os efeitos provocados pela longa estiagem em todo Paraná e boa parte do Brasil vem preocupando o deputado Nereu Moura, líder do PMDB na Assembleia Legislativa. “É uma situação atípica que atinge toda a população”, frisou Nereu Moura. O Departamento de Economia Rural (Deral) já estuda rever a previsão inicial da produção de soja no Estado, que era de 16,5 milhões de toneladas.
O sol escaldante tem prejudicado muito, afirma o deputado. “Não somente os agricultores, que assistem a destruição de suas lavouras e os mananciais do nosso Estado, mas também as pessoas que residem nas cidades, que começam a conviver com o racionamento de água e o medo de um racionamento de energia elétrica”, disse Nereu Moura. “Se não chover forte nos próximos dias, como prevê a meteorologia, a tendência é que a situação irá se agravar e os prejuízos, que já são elevados, se tornarão incalculáveis”, analisa o deputado.
A agricultura é um dos setores mais afetados pela estiagem. Este ano, a área plantada com soja no estado é de 4,89 milhões de hectares – 5% a mais que na safra anterior. Segundo o Deral, a estimativa de produção (de 16,5 milhões de toneladas do grão) dificilmente será alcançada.
Racionamento – No estado, segundo a Sanepar, os moradores de algumas cidades do Oeste, Sudoeste e região Central já convivem com o racionamento de água. Nesta quarta-feira (12), o sistema foi adotado em Toledo, que se soma à Assis Chateaubriand, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ponta Grossa e Prudentópolis.
Em Apucarana e Arapongas, no Norte do Paraná, o rodízio já foi anunciado para iniciar ainda esta semana. O abastecimento, segundo a Sanepar, só será normalizado quando voltar a chover.
De acordo com Nereu Moura, é necessário que toda população colabore neste momento. “Todos temos que ter consciência da realidade. É um fenômeno natural que o governo não tem como administrar, razão pela qual é preciso racionar água e energia elétrica, para evitar um prejuízo maior”, concluiu.
[podcast id=2194 /]
O sol escaldante tem prejudicado muito, afirma o deputado. “Não somente os agricultores, que assistem a destruição de suas lavouras e os mananciais do nosso Estado, mas também as pessoas que residem nas cidades, que começam a conviver com o racionamento de água e o medo de um racionamento de energia elétrica”, disse Nereu Moura. “Se não chover forte nos próximos dias, como prevê a meteorologia, a tendência é que a situação irá se agravar e os prejuízos, que já são elevados, se tornarão incalculáveis”, analisa o deputado.
A agricultura é um dos setores mais afetados pela estiagem. Este ano, a área plantada com soja no estado é de 4,89 milhões de hectares – 5% a mais que na safra anterior. Segundo o Deral, a estimativa de produção (de 16,5 milhões de toneladas do grão) dificilmente será alcançada.
Racionamento – No estado, segundo a Sanepar, os moradores de algumas cidades do Oeste, Sudoeste e região Central já convivem com o racionamento de água. Nesta quarta-feira (12), o sistema foi adotado em Toledo, que se soma à Assis Chateaubriand, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ponta Grossa e Prudentópolis.
Em Apucarana e Arapongas, no Norte do Paraná, o rodízio já foi anunciado para iniciar ainda esta semana. O abastecimento, segundo a Sanepar, só será normalizado quando voltar a chover.
De acordo com Nereu Moura, é necessário que toda população colabore neste momento. “Todos temos que ter consciência da realidade. É um fenômeno natural que o governo não tem como administrar, razão pela qual é preciso racionar água e energia elétrica, para evitar um prejuízo maior”, concluiu.
[podcast id=2194 /]
Notícias Relacionadas
12:44
“É momento de abrir espaço para novas ideias”, diz deputado Nereu Moura
Depois de oito mandatos e 32 anos de Assembleia Legislativa, o parlamentar do MDB deixa a Casa. Ele não se candidatou em 2022.
Leia mais
17:43
Deputados Nereu Moura, Elio Rusch, Adelino Ribeiro e Pedro Bazana reassumem mandato na Assembleia Legislativa
Recondução ocorre após decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal que manteve cassação do deputado Fernando Francischini (União).
Leia mais
14:33
Embate entre famílias do Sudoeste e Consórcio do Baixo Iguaçu volta à pauta em audiência pública
Encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (31) e reuniu famílias, MP, Defensoria Pública, lideranças locais e deputados que compõem a Comissão de Fiscalização da Assembleia Legislativa.
Leia mais
17:25
Projeto que visa estimular tecnologia 5G no Paraná avança na Assembleia
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior aprova proposta que cria Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel.
Leia mais