A matéria, que foi discutida nesta quarta-feira em duas sessões extraordinárias, teve duas emendas de parlamentares anexadas ao conteúdo que chegou ao plenário depois de um extenso debate entre os deputados e a Secretaria de Estado da Educação.//
O texto foi apresentado à Assembleia em agosto e recebeu alterações em seu conteúdo já na Comissão de Constituição e Justiça pelo líder do governo na Casa, o deputado Luiz Cláudio Romanelli, do PMDB.//
O ponto principal, que dá peso igual ao voto de todos os participantes da comunidade escolar, como os alunos, pais de alunos, professores e funcionários das escolas, foi mantido.//
Uma audiência pública promovida pela Comissão de Educação, presidida pelo deputado Russein Bakri, do PSC, debateu a iniciativa com professores, diretores e a APP Sindicato, que representa os docentes no estado.//
O relatório desta comissão ficou por conta do deputado Tiago Amaral, do PTB, que mais uma vez conversou com a comunidade para tentar chegar a um consenso.//
Na primeira análise no plenário, nesta segunda-feira, o projeto recebeu doze emendas e voltou à CCJ para a relatoria do deputado Guto Silva, do PSC, que acatou a constitucionalidade de todas as emandas.//
Em plenário novamente dez emendas foram derrubadas e duas acatadas, sendo uma delas do deputado Requião Filho, do PMDB.//
O líder do Governo, Romanelli, voltou a classificar a proposta como a radicalização da democracia nas escolas.//
SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI
O projeto segue agora para a sanção governamental para virar lei no Paraná.//