Eleições Trazem Vinte Novos Nomes Para a Assembléia

04/10/2006 17h06 | por Flavia Prazeres
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 04/10/06Jornalista: Flávia PrazeresAs eleições de 2006 representaram uma alteração de 37% nas cadeiras do Legislativo Paranaense, trazendo 20 novos nomes ao total dos 54 deputados estaduais. Dois dos atuais deputados, Hermas Brandão (PSDB) e Renato Gaúcho (PDT), não participaram do pleito; quatorze não foram reeleitos; e cinco disputaram vagas na Câmara Federal. O índice de mudança não representa um dos maiores de todo o Brasil, aliás, esta entre os menores: em outros estados a renovação chegou ao patamar dos 60%, como é o caso do Espírito Santo.O Mato Grosso e o Ceará também apresentaram altos índices de renovação, respectivamente, 58,33% e 50%. Já a Bahia obteve índice inferior ao Paraná, com apenas 34,92%. Em São Paulo a mudança representou 46,81% e no Rio de Janeiro 48,5%. E em Minas Gerais 40,25% e no Rio Grande do Sul 38,18%.Assim, a partir de 2007, passam a integrar também o Parlamento estadual, pelo PMDB, Luiz Cláudio Romanelli, Waldir Pugliesi, Luiz Cheida, Teruo Kato, Beti Pavin, Stephanes Junior e Jonas Guimarães. No PT os novos são Enio Verri e Péricles de Mello. No PP Antonio Belinatti e Ney Leprevost. Já no PFL Fabio Camargo e Osmar Bertoldi. Enquanto que no PDT é Edgar Bueno. No PSB Fernando Ribas Carli Filho. No PPS Marcelo Rangel, Douglas Fabrizio e Felipe Lucas. Outros dois partidos deverão compor a Assembléia, o PMN com Dr. Batista e o PV com Cleusa Rosane Ferreira. Para a Câmara dos Deputados, em Brasília, foram eleitos os deputados André Vargas (PT), Ângelo Vanhoni (PT), Ratinho Junior (PPS) e Barbosa Neto (PDT).