Em Brasília, deputados discutem a possibilidade de incluir Contorno Leste de Londrina nas novas concessões de rodovias No encontro realizado na quarta-feira (21), o ministro dos Transportes, Renan Filho, determinou a realização de estudos por técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

22/06/2023 12h06 | por Diretoria de Comunicação, com assessorias

Reunião ocorreu na tarde de quarta-feira (21), no Ministério dos Transportes, em Brasília.Créditos: Divulgação

Os deputados estaduais Tercilio Turini, Cobra Repórter, Evandro Araújo e Tiago Amaral, todos do PSD, estiveram na quarta-feira (21) em uma reunião com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília. O assunto em pauta foi a possibilidade de incluir o Contorno Leste de Londrina na nova concessão do pedágio.

No encontro, o ministro afirmou que a pasta vai analisar a possibilidade de incluir o Contorno Leste de Londrina como obra obrigatória nos Lotes 3 e 4 das concessões de rodovias e depois convocar nova reunião com lideranças políticas e empresariais da região para apresentar a decisão. Renan Filho também determinou a realização de estudos por técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), representada na audiência de ontem em Brasília pelo diretor-geral Rafael Vitale Rodrigues.

"Me comprometi a avaliar o impacto da inclusão neste momento, a essa altura do processo, e vou fazer uma outra reunião para tomar a decisão conjuntamente. O pleito é justo, entendo como uma grande oportunidade e a gente precisa, se houver possibilidade, concretizar o desejo da sociedade local de levar essa obra adiante", declarou o ministro. "É preciso verificar se a inclusão da obra não atrasará o processo, não postergará de maneira demasiada. Todas as cidades precisam de obras, a cidade de Londrina precisa muito de progresso e tem o direito de incluir os seus projetos na concessão. Vou avaliar com todo carinho", acrescentou Renan Filho.

"Mostramos para o Ministro Renan Filho que o Contorno Leste ainda pode ser incluído nos editais de licitação do Lote 3 ou do Lote 4, que estão em análise no Tribunal de Contas da União e só devem ir a leilão no ano que vem. A obra chegou a constar na última concessão, ligaria as rodovias BR-369 e PR-445, e tiraria do perímetro urbano o tráfego de veículos pesados da Via Expressa e Avenida Brasília, reduzindo risco de acidentes e mortes. Também vai facilitar a ligação de Ibiporã, Jataizinho, Cornélio Procópio e Norte Pioneiro com Tamarana, Mauá da Serra e Vale do Ivaí", destacou o deputado Cobra Repórter.

Ainda na reunião, o deputado Tercilio Turini sugeriu colocar o Contorno Leste como obrigação nos Lotes 3 e 4, que abrangem rodovias da região. "É uma forma de não impactar tanto nas tarifas de pedágio e nos investimentos já definidos", ressaltou. O Ippul calculou em 23 quilômetros o traçado do ramal rodoviário ligando a PR 445 até a BR 369. "As lideranças argumentaram que ainda dá tempo de incluir sem atrasar os editais, porque só devem ser liberados no final deste ano para fazer a licitação no primeiro trimestre de 2024", complementou Tercilio Turini.

Ele lembrou que a ANTT fez estudos na época das audiências e consultas públicas sobre as concessões e comprovou a importância da obra. "A ANTT já tem avaliações e isso pode agilizar a análise técnica. Mesmo que o tempo possa ser considerado curto, existe viabilidade para incluir o Contorno Leste nas concessões. Se confirmado, certamente será uma grande conquista para toda a região", destacou o deputado Tercilio Turini. "Outros municípios estão sendo contemplados com mais de um contorno e outras obras, com grandes investimentos. Londrina também precisa ser melhor atendida", reforçou.

“A proposta do Contorno Leste é ligar a PR 445 até a BR 369, criando um eixo rodoviário para tirar o tráfego da Via Expressa e Avenida Brasília, reduzindo o risco de acidentes e mortes na área urbana. Também vai facilitar a ligação de Ibiporã, Jataizinho, Cornélio Procópio e Norte Pioneiro com Tamarana, Mauá da Serra e Vale do Ivaí. O Contorno Leste abre ainda caminho para acesso de cargas ao Aeroporto, ampliando perspectivas de investimentos em toda a região”, reforçou o deputado Evandro Araújo.

Participações

A audiência em Brasília teve a presença do prefeito Marcelo Belinati, dos deputados federais Diego Garcia, Luiz Carlos Hauly e Marco Brasil, do secretário de Saúde do Paraná e do deputado licenciado Beto Preto, do presidente da Câmara de Londrina Emanoel Gomes, da vereadora Lu Oliveira, dos vereadores Eduardo Tominaga e Jairo Tamura, do presidente do Sinduscon, Célia Catussi, do vice-presidente Gerson Guariente Junior, do presidente do Fórum Desenvolve Londrina, Nicolás Mejia, de secretários municipais e de outras lideranças regionais.