NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Em Entrevista à Tv Sinal, Diretor de Instituto Sugere Mudanças Para Divulgação de Pesquisas
17h53
por Adriana Ribeiro
Fonte: Assessoria de Imprensa da ALEP / 41 3350-4188 / divulgacao@alep.pr.gov.br
2 min de leitura
1.044 visualizações
O diretor-presidente da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira, defendeu nesta quinta-feira (7), em entrevista ao Telejornal da TV Sinal – Som, Imagem e Notícias da Assembleia Legislativa do Paraná, mudanças na legislação eleitoral que tratam da divulgação de pesquisas no Brasil.Para Hidalgo, as pesquisas eleitorais estão sendo, atualmente, usadas de forma errada. “Os políticos utilizam as pesquisas como propaganda e como ação de marketing e não como uma ferramenta de informação e planejamento”, disse em entrevista ao jornalista Ney Hamilton. Hidalgo acredita que as reclamações quanto às pesquisas divulgadas no Paraná, nesta última eleição, são injustas. “A mídia e os políticos esquecem o que fazem ao longo do dia da eleição, o que altera profundamente os resultados”, argumentou.O diretor sugeriu que os políticos que assumirão seus cargos em Brasília, a partir do ano que vem, rediscutam a questão com a Justiça Eleitoral, definindo novas normas e regras. Entre as alterações, Hidalgo sugere a proibição o uso de comerciais que tragam dados sobre as pesquisas em programas eleitorais e também da divulgação de panfletos. O diretor do Paraná Pesquisas disse ainda que são raras as falhas nas pesquisas eleitorais, já que seguem processos científicos. Ele lembrou que os políticos questionam o resultado das pesquisas, mas esquecem que eles têm o direito de analisarem os questionários 30 dias antes de serem aplicados, além de terem autorização para fazer visitas às empresas. “Mas nada disso é feito”, disse.
Notícias Relacionadas
18:51
Projeto de lei prevê a criação do Alerta Laranja para proteger crianças e adolescentes vítimas de violência sexual
Texto de autoria do deputado Gilson de Souza (PL), em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná, prevê resposta imediata, atendimento prioritário e integração da rede de proteção.
Leia mais
18:27
Deputado Goura (PDT) assina carta-compromisso e defende integração da Região Metropolitana de Curitiba para enfrentar emergência climática
Elaborado a partir do Fórum de Soluções da vereadora Laís Leão (PDT), o documento estabelece uma agenda comum para enfrentar desafios socioambientais compartilhados pelos municípios da Grande Curitiba.
Leia mais
18:13
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:54
Representantes da Comunicação da Assembleia participam de Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV 2026, em Brasília
O Coordenador de jornalismo, Roger Pereira, e editora-chefe da TV Assembleia, Ana Zimmermann, representam a Alep no evento.
Leia mais