Em expediente, deputado Ney Leprevost (União) cobra providência sobre falta de vagas nas creches da capital

26/02/2024 11h53 | por Assessoria Parlamentar

O deputado Ney Leprevost (União) encaminhou expediente oficial à Prefeitura Municipal de Curitiba solicitando providências urgentes para atender as crianças que aguardam na lista de espera dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e Centros de Educação Infantil (CEIs).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Em Curitiba, de acordo com dados oficiais da própria Secretaria Municipal da Educação, cerca de 7,5 mil crianças aguardam por vagas em creches(CMEIs) na rede municipal de ensino.

Preocupado com problema, o deputado Ney Leprevost (União) encaminhou expediente oficial à Prefeitura Municipal de Curitiba solicitando providências urgentes para atender as crianças que aguardam na lista de espera dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e Centros de Educação Infantil (CEIs).

“O direito ao ensino básico é garantido pela Constituição Federal à todas as crianças do Brasil. Uma cidade que tem a arrecadação gigantesca como a de Curitiba, não pode deixar nossas crianças sem acesso aos CMEIs”, afirma Ney.

Curitiba conta atualmente com 232 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e com o reforço de outros 153 Centros de Educação Infantil (CEIs). Apesar disso, 7,5 mil crianças aguardam na fila por uma vaga na rede municipal de ensino.

Para o deputado Ney Leprevost esse é um problema muito sério que precisa ser resolvido. O acesso à educação infantil é um direito garantido pela Constituição Federal, que em seu artigo 205º garante o atendimento em creches e pré-escolas às crianças de 0 a 6 anos de idade.

“Curitiba é uma cidade de gente inteligente, que tem uma arrecadação de mais de R$ 14 bilhões de reais por ano. Eu me coloco no lugar das mães e dos pais dessas crianças que se veem com problemas para poder trabalhar por não ter onde deixar seus filhos”, disse Leprevost.

E concluiu: “A Prefeitura precisa resolver com urgência essa questão, é inadmissível deixar faltar vagas nas creches. Isto fere a lei e vai contra as crianças de Curitiba. Eu não me conformo com esta falha absurda de gestão”.