Em requerimento encaminhado à SEFA, deputado Ney Leprevost (União) pede extensão de isenção de IPVA para todas as motos
O deputado Ney Leprevost (União), presidente da Comissão de Obras, Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa, encaminhou expediente oficial à Secretaria da Fazenda solicitando a manutenção da isenção do IPVA para motocicletas de até 170 cilindradas e estudos para ampliação da isenção para todas as motos, independentemente da cilindrada, já a partir de 2026.
Leprevost destaca que a motocicleta é o único meio de transporte e o instrumento de trabalho para milhares de paranaenses, principalmente de baixa renda e que, além disso, por ser um veículo leve não causa desgaste ao asfalto, o que torna desnecessário ser cobrado um imposto que foi criado para financiar a conservação das rodovias.
“A moto é ferramenta de trabalho para motoboys, motofretes, entregadores, pequenos comerciantes e trabalhadores autônomos. Manter e estender a isenção do IPVA é uma medida justa, que fortalece a economia popular e valoriza quem trabalha sobre duas rodas”, afirmou o parlamentar.
A política aplicada pelo governador Ratinho Júnior de isenção do IPVA para motos de até 170 cilindradas, em vigor desde 2025, já traz alívio para o orçamento de muitas famílias paranaenses. Para Ney Leprevost, sua continuidade e ampliação significam mais do que um benefício econômico: representam justiça tributária, inclusão social e respeito às reais condições de vida da população trabalhadora.
“Quem tem uma moto para trabalhar, está se arriscando diariamente e lutando para sustentar sua família. Desonerar esse cidadão é reconhecer essa realidade e agir com sensibilidade social”, reforçou.
Notícias Relacionadas
Deputado Ney Leprevost (Republicanos) cobra das concessionárias obras urgentes para reduzir acidentes nas rodovias federais do Paraná
De acordo com o parlamentar, o objetivo é obter informações detalhadas sobre as obras e intervenções em andamento para reduzir acidentes, especialmente os com vítimas fatais, nos trechos sob administração dessas empresas.
Leia maisAudiência pública debate e recebe demandas dos bairros de Curitiba na Assembleia Legislativa
Evento, no Auditório Legislativo, foi proposto pelo deputado Ney Leprevost (REP)
Leia maisAssembleia Legislativa condecora profissionais da enfermagem em sessão solene pelo Dia Internacional da categoria
Evento destacou a atuação de enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes, além da importância da categoria durante a pandemia e no sistema público de saúde do Paraná
Leia mais
Assembleia promove sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem
Evento ocorre na quarta-feira (13), às 18h30, no Plenário da Casa de Leis, por iniciativa do deputado Ney Leprevost (REP).
Leia mais