Em reunião no TJ-PR, deputado Alisson Wandscheer (SD) defende instalação da 2ª vara cível de Fazenda Rio Grande Parlamentar se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.

08/04/2024 17h16 | por Assessoria Parlamentar
Reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (8).

Reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (8).Créditos: Eliel Ramos

Reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (8).

O deputado estadual Alisson Wandscheer (SD) liderou nesta segunda-feira (08) uma reunião de autoridades do município de Fazenda Rio Grande com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, para pleitear a instalação da 2ª Vara Cível da comarca.

O encontro contou com a presença do prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, do procurador do município, Alexandre Jankovski Botto de Barros, do vereador Renan Wosniak, e das advogadas do núcleo jurídico da Associação Comercial e Industrial (Acinfaz), Jaqueline Castanho, Ana Paula Santos e Joslaine Lopes.

Segunda cidade com maior índice de crescimento populacional do país entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Fazenda Rio Grande viu sua população saltar de 81 mil para 148 mil habitantes na última década. No entanto, apesar desse crescimento, a comarca conta apenas com quatro varas da Justiça - Cível, Criminal, Infância, Juventude e Família, Juizado Especial – para atender 186 mil habitantes de três municípios, Fazenda Rio Grande, Mandirituba e Agudos do Sul. Isso resulta em um acúmulo de 37 mil processos, devido ao volume de casos e ao número reduzido de juízes.

O deputado Alisson avaliou positivamente a reunião, expressando otimismo quanto à possibilidade de boas notícias para a comarca em breve. “Estamos sempre atentos às necessidades de Fazenda Rio Grande, buscando soluções para reduzir a angústia da nossa população que precisa de respostas rápidas por serviços, principalmente por conta do crescimento do número de habitantes acima da média, a instalação de novas indústrias que necessitam mão de obra, o crescimento do comércio. Saímos desta reunião no TJ com ótimas expectativas. Em breve, em função das demandas que a cada dia aumentam no judiciário, teremos boas notícias para a comarca, o que é motivo de comemoração para todos nós e também para o deputado Toninho Wandscheer, que luta há 11 anos pela ampliação do atendimento judiciário na cidade”, afirmou.

O prefeito Marcondes apresentou ao presidente da Corte dados do IBGE e ressaltou a necessidade da instalação de mais uma vara cível no município para agilizar a tramitação de processos e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região. “A nossa cidade cresceu muito rápido, 82% nos últimos doze anos. Somos o município que mais cresceu no Paraná, o segundo que mais cresceu no Brasil. Isso porque estamos muito bem situados, colados em Curitiba e São José dos Pinhais, onde a oferta de empregos é muito grande. Pessoas que querem morar na região encontram uma oferta de moradias mais acessível em Fazenda Rio Grande. Esse crescimento demanda serviços da prefeitura e do judiciário. A gente vive isso em todos os cenários e nichos do serviço público de nosso município”, afirmou.

O procurador Alexandre Barros apresentou ao presidente do Tribunal de Justiça a realidade jurisdicional do município. “Trouxe a grande dificuldade que os advogados e a população estão enfrentando frente ao número reduzido de juízes na comarca. Pedimos o apoio do presidente do TJ, que foi muito receptivo ao nosso pleito, e acreditamos que em breve teremos a resolução do nosso problema”.

A advogada Jaqueline Castanho apresentou dados que demonstram a morosidade do atendimento local e a necessidade urgente da instalação da segunda vara cível para acelerar os processos. “Trouxemos uma situação que vivenciamos em relação à demanda judiciária, onde precisamos da instalação de uma segunda vara cível para acelerar os processos que lá estão, uma demanda bem grande com mais de 37 mil processos parados. Tivemos uma boa resposta do presidente Keppen, que vai nos visitar em breve e levar a solução para o nosso problema, quem sabe a instalação imediata da segunda vara”, disse.

Por sua vez, o vereador Renan Wosniak destacou a importância da união de esforços em defesa dos interesses do município. “Fazenda Rio Grande conseguiu dar um passo muito importante hoje para melhorar a vida de toda população, afinal muitas pessoas precisam de uma resposta rápida do poder judiciário. É muito bom quando vemos o prefeito, o deputado, a Acinfaz, representando a sociedade civil organizada, trabalhando juntos para melhorar o atendimento do poder judiciário para a nossa população”, destacou.