Em reunião virtual com ministro da Integração, deputado Hussein Bakri (PSD) faz apelo por ação emergencial nas BRs 153 e 476

20/10/2023 17h33 | por Assessoria Parlamentar

"Precisamos de forma emergencial de reparos na 153 e na 476 e, mais à frente, de uma recuperação completa dessas rodovias”, disse Bakri durante a reunião virtual.Créditos: Divulgação

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) participou, na tarde desta sexta-feira (20), de uma teleconferência com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para tratar do impacto das chuvas. Na reunião, que contou com a participação do vice-governador Darci Piana, da bancada federal do Paraná e de prefeitos de municípios em situação de emergência, Bakri destacou a importância de o Estado contar com o apoio do Governo Federal neste momento e fez um apelo por obras de urgência nas BRs 153 e 476.

“Mais do que nunca é tempo de darmos as mãos e trabalharmos juntos. Já fui prefeito de União da Vitória, já vivi outras enchentes e reforço aos senhores que é de fundamental importância contarmos com a parceria do Governo Federal. E faço um apelo especial pelas nossas rodovias, que estão numa situação dramática. Mais um pouco e estaremos praticamente ilhados. Precisamos de forma emergencial de reparos na 153 e na 476 e, mais à frente, de uma recuperação completa dessas rodovias”, disse Bakri durante a reunião virtual.

A pior situação é na BR-476 em União da Vitória, que, em 8 de outubro, sofreu um desabamento da pista na altura do quilômetro 356. A expectativa é que os reparos na via sejam iniciados nos próximos dias, assim que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) concluir uma licitação emergencial para contratar a empreiteira que fará a obra.

Na teleconferência, o ministro Waldez Góes afirmou que o Governo Federal não está medindo esforços para ajudar os municípios paranaenses. “Já fizemos o reconhecimento da situação de emergência de 13 cidades, e 18 estão em processo de avaliação. Esse nosso reconhecimento antecede qualquer outro processo requisitado na esfera federal”, explicou.

Góes ainda agendou uma reunião presencial na próxima terça-feira (24), na sede do Ministério em Brasília, com senadores, deputados federais e deputados estaduais. “Foi uma reunião bastante produtiva, na qual, inclusive, os prefeitos puderam tirar dúvidas técnicas sobre procedimentos para cadastrarem seus planos de trabalho e terem seu estado de emergência reconhecidos pela União. Tenho certeza que esse apoio do Governo Federal vai acelerar muito a recuperação dos nossos municípios”, finalizou Bakri.