Em sessão solene, Assembleia Legislativa homenageia os 30 anos do Grupo RIC A homenagem proposta pelos deputados Ademar Traiano (PSDB) e Plauto Miró Guimarães (DEM) teve aprovação unânime na Assembleia Legislativa.

04/12/2017 20h24 | por Eduardo Santana e Trajano Budola

Sessão solene comemorativa aos "30 anos do Grupo RIC TV", afiliado da Rede Record no Estado do Paraná.Créditos: Noemi Froes/Alep

O Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) recebeu na noite desta segunda-feira (4) sessão solene em comemoração aos 30 anos do Grupo RIC, empresa de comunicação que é afiliada da Rede Record no Paraná e em Santa Catarina. A solenidade foi proposta em conjunto pelos deputados Ademar Traiano (PSDB), presidente do Poder Legislativo estadual, e Plauto Miró Guimarães (DEM), 1º secretário da Casa.

Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), a homenagem representa o respeito do Poder Legislativo pela comunicação paranaense, nesta ocasião representada nos 30 anos do Grupo RIC TV. “Ele faz a diferença no estado do Paraná. É um grupo que difunde, divulga e promove as boas notícias do nosso estado. A Assembleia não poderia deixar de prestar homenagem tão merecida a esta rede, que tem uma história brilhante. Este é um momento consagrador para o Grupo RIC TV, prestado por todos nesta justa lembrança”, afirmou.

Traiano ressaltou também o trabalho exemplar desenvolvido pela RIC, enaltecendo a figura de seu fundador Mário Petrelli, em especial quando ela valoriza o Brasil e suas instituições, fazendo um trabalho sério, ético e digno. O presidente da Alep disse que a RIC não investe na desconstrução da imagem das pessoas, generalizando juízos de valor que criminalizam a política ou as ações institucionais, muito pelo contrário.

A Mesa de Honra dos trabalhos foi composta pelos deputados proponentes da homenagem; pelo presidente emérito do Grupo RIC, Mário Gonzaga Petrelli; pelo presidente executivo do Grupo RIC, Leonardo Petrelli; pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Durval Amaral; pelo desembargador Telmo Cherem, representando o Tribunal de Justiça;  pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB); pelo diretor-presidente do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE), o ex-governador Orlando Pessuti; pelo o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana; e pelo jornalista e assessor de comunicação do Governo do Estado, Anselmo Meyer, que representou o governador Beto Richa.

O deputado Plauto Miró Guimarães destacou em seu pronunciamento que o sonho, a coragem e o trabalho do fundador do grupo, Mário Petrelli, prosperaram ao ponto do Grupo RIC ter hoje 11 emissoras espalhadas pelo Paraná e Santa Catarina. E ainda diversas emissoras de rádio, portais de internet, jornais impressos, editoras de revistas e um contingente de Mil e 300 funcionários. “Acredito que só é possível construir uma estrutura tão grande quando os envolvidos são determinados e, acima de tudo, apaixonados pelo que fazem – neste caso, apaixonados por comunicação de qualidade”, sublinhou.

“O que nos motiva fazer essa homenagem não é apenas o simbolismo dos 30 anos de atividade do Grupo RIC, mas também o que representa esse momento para a história da imprensa brasileira e, principalmente, para a história do Paraná. Construir uma rede de televisão a partir de uma emissora distante da capital do estado, até se tornar o maior grupo de comunicação regional, é uma prova de ousadia e pioneirismo”, afirmou Plauto Miró.

Reconhecimento – O presidente executivo da RIC, Leonardo Petrelli Neto, falou dos 30 anos de trajeto do grupo em serviço da comunicação paranaense, com afiliadas também em Santa Catarina.  “É uma honra o reconhecimento desta Casa de Leis, uma indicação de que estamos em uma direção certa, cumprindo nosso papel, a interação e integração dos diversos segmentos de nossa sociedade”, afirmou. “Fazemos um trabalho junto aos políticos do Paraná, deputados e deputadas, e a nossa população, levando o o que acontece no Poder Legislativo, assim como no Executivo e no Judiciário, estreitando os laços da população com estes setores tão importantes”, destacou.

Para o presidente do Grupo RIC, o crescimento da empresa que surgiu a partir de emissoras de rádio pequenas na capital e interior do Paraná, se deu pelo entusiasmo da família e dos colaboradores. “Meu pai, fundador, meu irmão que dirige o grupo em Santa Catarina, conseguimos fortalecer nossas onze emissoras de televisão, seis rádios, jornais e revistas, gerando desenvolvimento econômico nos vários Paranás que temos”, explicou. “Honramos nossas concessões públicas e temos o dever cívico de fazer com que elas estejam a serviço do desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.

História – O fundador do Grupo RIC, Mário Petrelli, exaltou importantes figuras da política e do setor produtivo paranaense, traçando um histórico do desenvolvimento do estado. “Lembro-me desta Casa de Leis, da honraria que recebi com o título de Cidadão Honorário paranaense, portanto me é grato falar sobre o Poder Legislativo do Paraná. Cabe a mim dizer que, se a RIC passou a existir, foi pelo entusiasmo dos meus filhos, desafio aceito e encaminhado ao que hoje é nosso grupo. Este é o dever da comunicação séria e temos a graça de ser esta grande rede de comunicação, regionalista e de formação de nossa cultura. Isto não seria possível se não tivéssemos o grupo de colaboradores que temos”, afirmou.

Participantes – Entre outras destacadas personalidade, também participaram da solenidade os deputados Ratinho Júnior (PSD); Alexandre Curi (PSB); Tiago Amaral (PSB); Stephanes Junior (PSB); Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Cobra Repórter (PSD); além de representantes da OAB/PR; da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap); da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); do Sistema Ocepar; e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Ouça o Podcast relacionado