Recém chegado ao cargo, o embaixador da República Federal da Alemanha, Georg Witschel, fez questão de visitar o Paraná, com uma passagem pela Assembleia Legislativa. Por aqui foi recebido no Gabinete da Presidência pelo 1º vice-presidente, deputado Guto Silva (PSD) e pelo 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM). Acompanhando o embaixador estavam Eva Dombo, cônsul para Assuntos Políticos e de Imprensa do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo e o cônsul honorário da República Federal da Alemanha em Curitiba, Andreas Hoffrichter.
A visita foi curta, mas os assuntos variados. Conversaram sobre a preocupação com a com as exportações brasileiras para a Europa, depois da Operação Carne Fraca; das parcerias comerciais entre Paraná e Alemanha ; sobre política e futebol. Sempre com bom humor, característico do embaixador, que disse estar encantado com as belezas naturais do estado.
(Sonora)
O deputado Guto Silva avalia que momentos como este permitem uma proximidade entre culturas e estreitam o relacionamento entre essas culturas.
(Sonora)
O embaixador elogiou o trabalho do Governo e destacou a importância do Parlamento para o estado.
(sonora)
Embora representem apenas 10% de todos os imigrantes que povoaram o estado, os alemães deixaram para os paranaenses fortes traços culturais que são vividos por muitas famílias até hoje. Além da presença de pequenas, médias e grandes empresas alemãs no estado. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.