Encontro na Alep define por mobilizações para destacar importância das universidades

11/04/2017 17h35 | por Claudia Ribeiro
Podcast
(Descrição do áudio))

  Uma grande mobilização, por meio da realização de audiências públicas nas regiões  onde estão localizadas as sete universidades estaduais do Paraná para mostrar a importância da universidade pública no desenvolvimento de cada região.  Essa foi a decisão tomada pelos deputados que integram a Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino superior e da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública da Assembleia Legislativa,  depois de um encontro com representantes sindicais das instituições, que aconteceu na manhã desta terça-feira (11) no auditório legislativo.

 O motivo do encontro é o que os representantes sindicais chamam de “desmonte das universidades”,  em função de decisões tomadas pelo Governo do Estado de alterações nas verbas de custeio e  corte de gastos, além da redução  na contratação de professores em regime especial. O  presidente da Comissão e coordenador da Frente Parlamentar, o deputado Tercílio Turini (PPS), diz que,  mais do que ensinar, as instituições geram desenvolvimento para as regiões onde estão instaladas. Por isso, a importância das mobilizações com a participação de autoridades locais.

(Sonora)  

 O  Comitê em Defesa do Ensino Superior do Paraná, que acaba de ser reorganizado e que é formado por 17 entidades sindicais de  professores, técnicos  e de estudantes, está promovendo a articulação do movimento. Para um dos coordenadores, Nílson Magagnin Filho, a reunião foi importante para que sejam traçadas as  próximas estratégias  do grupo, que defende, entre outros pontos, que a Universidade pública receba financiamento integral por parte do Governo do Estado e a autonomia das universidades.

(Sonora)

Representantes de nove entidades sindicais participaram do encontro, ao lado de  dez parlamentares: Ademir Bier (PMDB), Nereu Moura (PMDB), Requião Filho (PMDB), Professor Lemos (PT), Péricles de Mello (PT), Tadeu Venéri (PT),  Márcio Pacheco (PPL), Evandro Araújo (PSC), Chico Brasileiro (PSD), além de Turini.

Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação