Engenheiro fala a deputados sobre Comissão Tripartite do Pedágio

03/12/2012 16h45 | por Sandra C. Pacheco
Por iniciativa do deputado Fernando Scanavacca (PDT), o engenheiro Álvaro Cabrini Júnior, representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – CREA/PR – usou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão plenária desta segunda-feira (3) para falar aos deputados sobre a Comissão Tripartite do Pedágio, que reúne representantes do Governo do Estado, das Concessionárias de Rodovias e usuários do Anel de Integração.
A comissão, formada por 15 membros, tem por finalidade acompanhar os trabalhos de conservação e recuperação da malha viária, verificando “in loco” o desempenho dos compromissos contratuais realizados nos últimos quatro meses. Cabrini informou que o relatório, feito com o apoio de outros segmentos sociais organizados, como o Senge (Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná) ou a Federação das Indústrias (FIEP), só estará concluído nos próximos dias, razão pela qual não é possível ainda apresentar um quadro mais definido da situação.
Segundo ele, a comissão ficou dez anos inativa, até ser retomada em 2010, pelo então governador Orlando Pessuti (PMDB), já no final da gestão e sem tempo hábil para um levantamento efetivo. O governador Beto Richa (PSDB) deu prosseguimento à ação, contratando até mesmo uma auditoria externa para fazer uma análise dos contratos de concessão em vigor. Cabrini defendeu a necessidade de união da sociedade paranaense no sentido de restabelecer a segurança jurídica necessária à atração de novos investimentos para o Estado nessa área. Também disse que é preciso pensar e planejar o Paraná para daqui a dez, vinte, trinta anos, lembrando que os atuais contratos de concessão se encerram daqui a nove anos e um trabalho de planejamento feito desde agora poderá preparar o Estado para soluções mais modernas e adequadas às suas necessidades.
Em sua opinião, a melhor caixa de ressonância para dar início a esse debate é o Legislativo: ”Precisamos ter bons projetos para garantir investimentos”, observou, elogiando a mensagem governamental que tramita na Casa prevendo a criação da Paraná Edificações, uma autarquia ligada à Secretaria de Infraestrutura e Logística.
Fizeram intervenções durante seu pronunciamento os deputados Nelson Luersen (PDT), Rasca Rodrigues (PV), Enio Verri (PT), Péricles de Mello (PT) e Fernando Scanavacca (PDT), manifestando preocupação com as altas tarifas do pedágio no Paraná e o pequeno número de obras de melhoria e conservação realizadas pelas concessionárias. Cabrini estava acompanhado pelos engenheiros Vivian Curial Baeta de Faria, Sérgio Pitinelli e Érico Andreolli.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação