Entidades representativas da engenharia ambiental reconheceram o papel da Assembleia Legislativa do Paraná na aprovação da lei que criou a carreira de engenheiro ambiental no quadro de servidores estaduais. O presidente da Associação Norte Paranaense de Engenheiros Ambientais (Anpea), Marcos Rodrigues, e o gerente regional do CREA-Paraná em Londrina, Edgar Tsuzuki, destacaram o empenho do deputado estadual Tercilio Turini (MDB) e a articulação de parlamentares para a aprovação do projeto, já regulamentado pelo Governo do Estado e com efeitos práticos em andamento.
Segundo Marcos Rodrigues, 11 engenheiros ambientais aprovados em concurso público começaram a ser convocados para atuar em órgãos como Paraná Cidades, Instituto Água e Terra, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, entre outros. “É um avanço, uma nova oportunidade para profissionais.”, ressaltou o dirigente da Anpea.
O engenheiro eletricista Edgar Tsuzuki, representante do CREA, também enfatizou a importância da inclusão dos engenheiros ambientais no corpo técnico do Estado, destacando a relevância da profissão para os desafios atuais e futuros em sustentabilidade e gestão ambiental.
Para o deputado Tercilio Turini, a atuação política é fundamental para garantir avanços como esse. “Fico feliz de ter participado desse movimento para criação da função de engenheiro ambiental no serviço público estadual. É uma profissão essencial para o presente e o futuro do Paraná e do mundo. Como parlamentar, é nosso dever apoiar causas estratégicas como essa e outras de grande impacto, como a garantia do Contorno Leste de Londrina no Lote 4 das concessões de rodovias, obra fundamental para o desenvolvimento regional”, afirmou o deputado.