Equoterapia para crianças com deficiências é o tema do Assembleia Entrevista desta semana A terapia que integra os trotes e passadas dos cavalos com as necessidades das crianças é o assunto do programa da TV Assembleia que vai ao nesta quinta-feira (17).

16/11/2022 10h10 | por Trajano Budola
A diretora e fundadora do Project EquoSorriso, Rosana Collect, é a convidada do Assembleia Entrevista desta semana.

A diretora e fundadora do Project EquoSorriso, Rosana Collect, é a convidada do Assembleia Entrevista desta semana.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A diretora e fundadora do Project EquoSorriso, Rosana Collect, é a convidada do Assembleia Entrevista desta semana.

A equoterapia, técnica que usa cavalos para tratar diversos problemas da saúde humana, vem crescendo no país. Especialista, a diretora e fundadora do Project EquoSorriso, Rosana Collect, fala no Assembleia Entrevista desta quinta-feira (17) sobre os benefícios e desafios da modalidade.

“O projeto teve início em 2013, atende 57 crianças com os mais variados diagnósticos, desde autismo, síndromes raras e síndrome de down. Nosso espaço foi criado para potencializar as crianças para vida social, familiar e escolar”, explica Rosana sobre a iniciativa fixada em São José dos Pinhais.

Ele conta que a idéia partiu da luta da irmã, Rubia, que faleceu aos 17 anos. Nos materiais escolares dela a família encontrou um pré-projeto de equoterapia para crianças com necessidades especiais.

Rosana explica a escolha dos cavalos usados na terapia. “Tem que ser totalmente dócil e com o passar exato para o estímulo correto das crianças, principalmente na parte cerebral”, diz. “Usamos muito o cavalo crioulo. Existe uma conexão entre a coluna do animal e a coluna da criança”, fala Rosana.

Ela diz ainda que a terapia parte da indicação do neurologista responsável pelo acompanhamento da criança. “É ele quem dá o diagnóstico das crianças, sejam autistas, com paralisia cerebral ou síndromes raras. Aceitamos crianças a partir dos dois anos em nossa instituição, os down aceitamos a partir dos seis anos”, frisa.

A percepção dos resultados, segundo Rosana, é visível. “Falamos com a escola da criança, com os pais dela e estudamos como será a abordagem da terapia. Nossa resposta da evolução de cada criança é em conjunto para uma interação maior”, explica.

A entrevista completa pode ser conferida na programação da TV Assembleia e nas redes sociais do Legislativo. O Assembleia Entrevista ouve pessoas da comunidade que se destacam por trabalhos e serviços que prestam à população. A atração, que vai ao ar às quintas-feiras, às 11 horas, com reprises ao longo da semana, tem como cenário o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação