Escola do Legislativo da Assembleia promove curso de “Como usar o Portal da Transparência” para jornalistas e profissionais da imprensa
A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná promove dia 29 de maio, às 09 horas, o curso “Como usar o Portal da Transparência”, no Auditório Legislativo. Direcionado para jornalistas e profissionais da comunicação, o curso visa, de forma prática e objetiva, ensinar como navegar, interpretar e utilizar todas as ferramentas do Portal da Transparência do Poder Legislativo.
“Nós sabemos que a transparência só é real quando é acessível. Por isso, nós estamos lançando, através da Escola do Legislativo, um curso para jornalistas voltado a explicar acessar os dados disponíveis no nosso Portal da Transparência”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD).
No ano passado, o Legislativo conquistou o Selo Diamante ao atingir o patamar máximo no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que mede o nível de informações dos portais dos poderes. A Assembleia alcançou o índice de 95,32%, a maior nota dos Poderes do Estado. “Mas a verdade é, esse reconhecimento só faz sentido se as pessoas souberem usar as ferramentas que construímos. Quanto mais transparente a gestão pública, mais eficiente, mais segura e melhor para todos”, afirmou Curi ao convidar os profissionais da imprensa a se inscreverem. “Usem essa ferramenta a favor da informação do jornalismo e da democracia”, complementou.
Para o diretor da Escola do Legislativo da Assembleia, Jeulliano Pedroso, a iniciativa de ter um curso bastante prático a respeito do Portal da Transparência vem diretamente de encontro ao anseio da sociedade de conhecer melhor o funcionamento do serviço público. “A Assembleia já tem reconhecimento referente a sua transparência, mas a gente precisa oportunizar que as pessoas dominem bem as ferramentas”, disse, ao afirmar que o intuito do curso é proporcionar facilidade às pessoas para que elas possam conhecer, fiscalizar e acompanhar tudo aquilo que a Assembleia faz. “O dinheiro é da população, nada melhor do que eles conheçam através dos profissionais de comunicação como esse recurso está sendo aplicado”.
No Portal é possível acessar informações como Compras & Licitações; Receitas & Despesas; Pessoal; Atividade Legislativa; Legislação; Serviços e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). O curso tem duração de uma hora, será ministrado pelos servidores Guilherme Scarduelli, Julia Piza e Yara Maranhão e as inscrições podem ser feitas pelo site da Escola do Legislativo.
Serviço:
Curso Como usar o Portal da Transparência
Dia: 29 de maio
Horário: 09 horas
Local: Auditório da Assembleia Legislativa do Paraná
Inscrições: www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/palestras/como-usar-o-portal-da-transparencia-para-jornalistas-e-profissionais-da-imprensa
Notícias Relacionadas
Fórum reúne profissionais de secretariado executivo de cooperativas na Assembleia Legislativa
Participantes conheceram o funcionamento do Parlamento e o trabalho do Cerimonial, setor responsável por eventos e solenidades da Assembleia.
Leia maisREEL reúne Câmaras da Região Metropolitana de Curitiba para fortalecer educação legislativa
Roda de conversa promovida pela Escola do Legislativo Estadual, no Salão Nobre da Assembleia, estimulou a troca de experiências e a construção de iniciativas voltadas à formação cidadã.
Leia maisColégio Estadual do Paraná vence final do Debatedores Nota Mil na Assembleia
Competição reuniu quatro colégios no Plenário da Assembleia e estimulou estudantes a desenvolverem argumentação, pesquisa e pensamento crítico.
Leia maisPalestra aborda caminhos para superar formalismo excessivo nas contratações públicas
Procurador do Estado orienta servidores sobre elaboração de estudos técnicos e termos de referência.
Leia mais