Escola do Legislativo da Assembleia promove II Semana Acadêmica Evento será realizado entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de forma on-line.

25/08/2021 11h12 | por Vanderson Luiz

Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná será palco da II Semana Acadêmica da Escola do Legislativo.Créditos: Arte: Vinícius Leme/Alep

Anotem na agenda: entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná será palco da II Semana Acadêmica da Escola do Legislativo, com apresentação de uma coletânea de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por mestrandos e doutorandos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O evento será on-line, com transmissão pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

“O evento é destinado à apresentação de pesquisas produzidas por universidades paranaenses no âmbito da Assembleia Legislativa do Paraná. O objetivo é criar uma oportunidade para a interlocução dos membros do Poder Legislativo Estadual com a comunidade acadêmica”, destacou a coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa.

A II Semana Acadêmica contará com a participação de mestrandos e doutorandos dos programas de pós-graduação da UFPR nas áreas de Ciência Política, Políticas Públicas e Direito e Gestão Urbana da PUC-PR. Os trabalhos que serão apresentados terão como foco os seguintes temas: Poder Legislativo (processo legislativo, perfil dos eleitos, comportamento parlamentar, relação executivo-legislativo); Sistema Eleitoral (eleições, legislação eleitoral, campanhas); Sistema Partidário; Políticas públicas; Gestão pública; Elites Políticas; novos modelos, formatos e plataformas de comunicação (mídias digitais, redes sociais); Comportamento político, e novas formas de participação política e cidadã. A seleção dos trabalhos será por conta das coordenações dos programas.

As pesquisas serão apresentadas nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e a programação com horários e temas serão divulgadas após definição dos selecionados.

Abertura - Uma mesa de debates sobre o desempenho das Casas Legislativas durante a pandemia de Covid-19 abrirá o evento no dia 29 de setembro, a partir das 18h30 com preleção do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, primeiro secretário da Assembleia Legislativa, e da doutora em Ciência Política, Isabele Mitozo. Ela é autora do artigo “A utilização de sistemas deliberativos remotos pelas Assembleias Legislativas brasileiras durante a pandemia de covid-19: características e prospectos”, que ilustrou páginas da Revista do Legislativo Paranaense.

A mesa debaterá as inovações tecnológicas e regimentais instituídas pelas Casas Legislativas para continuar os trabalhos frente à pandemia de Covid-19. Neste aspecto, a Assembleia Legislativa do Paraná é uma das pioneiras no País ao implantar o sistema de deliberação remoto, que possibilitou a continuidade dos trabalhos legislativos pelos deputados mesmo durante o período de pandemia. A Assembleia paranaense também se destacou ao ter mais de 150 projetos sobre o tema apresentados por deputados desde o ano passado e, mais recentemente, com a implantação de um sistema totalmente informatizado para o trâmite dos trabalhos legislativos.

As inscrições para participação na II Semana Acadêmica da Escola do Legislativo estarão disponíveis a partir da próxima semana, com certificação de hora-aula aos participantes.