Escola do Legislativo publica Anais da III Semana Acadêmica e disponibiliza para consulta O evento aconteceu em agosto na Assembleia legislativa com a apresentação de seminários sobre pesquisas dos estudantes.

06/11/2023 11h40 | por Antônio Dilay

Créditos: Arte: Vinícius Leme

No período de 29 de agosto a 01 de setembro de 2023, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná realizou a III Semana Acadêmica em parceria com o Programa de pós-graduação em Ciências Políticas da UFPR; o programa de Gestão Urbana da PUC-PR, o programa de pós-graduação em Direito e o programa de pós-graduação em Políticas Públicas, ambos da UFPR, destinada à apresentação de pesquisas acadêmicas produzidas por estudantes universitários.

Os participantes submeteram resumos expandidos que foram aprovados por uma comissão avaliadora composta por professores dos referidos programas de pós-graduação. Os resumos aprovados foram apresentados em formato de Seminário, no Auditório Legislativo da Alep, divididos em 5 Grupos de Trabalho: “Políticas públicas e federalismo”; “Gestão urbana, mudanças climáticas e inovação social”; “Eleições, partidos e representação política”; “Comunicação, Internet e desinformação” e “Instituições políticas e relação entre Poderes”.

A íntegra dos Anais da III Semana Acadêmica pode ser conferida através do endereço eletrônico: https://semanaacademica.assembleia.pr.leg.br/index.php/resumo_expandido

A coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa, destacou a importância da publicação: “Desde a criação da Escola, já realizamos vários Seminários com a apresentação de pesquisas acadêmicas na Assembleia, mas nunca havíamos publicado os anais desses eventos. Os anais são importantes para manter um registro de todas as pesquisas apresentadas. Além disso, para os discentes é importante essa comprovação de que suas pesquisas foram aprovadas para eventos acadêmicos, pois é uma forma de aprimorar seus currículos enquanto pesquisadores. ”

O que são Anais de Congressos?

No meio acadêmico, os eventos científicos, como congressos, conferências, encontros, seminários, simpósios e workshops são lugares destinados para obter informação sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas em determinada área.

A publicação de Anais de Eventos é uma forma de disseminar o conhecimento de novas descobertas, divulgar o nome do congresso e contribuir com a divulgação científica no país.

Logo, os Anais de Congresso nada mais são que uma coleção de trabalhos científicos publicados no contexto de um evento. Não somente congressos, podem ser conferências, encontros, seminários, simpósios, workshops, dentre tantos outros.