Escola do Legislativo publica o sétimo número da Revista do Legislativo Paranaense A publicação se consolida como um importante espaço de divulgação científica sobre o Poder Legislativo.

23/11/2023 12h07 | por Antônio Dilay

Créditos: Arte: Vinícius Leme

A Revista do Legislativo chega ao sétimo número trazendo temas relevantes que tratam do cenário político, social e das atividades legislativas. É o primeiro número lançado após o reconhecimento do Qualis Periódicos, que atribuiu à revista a classificação B2 no Quadriênio 2017-2020. O Qualis foi criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), para avaliar a produção científica de programas de pós-graduação em território nacional.

A editora-chefe da Revista, Roberta Picussa comentou sobre o novo número do periódico. “Esse é o número mais maduro que publicamos desde o seu lançamento, em 2017.  Já na abertura da chamada de artigos foi possível perceber que o interesse em publicar na Revista cresceu muito após a divulgação da classificação do Qualis-Capes. Foi o ano em que recebemos o maior número de submissões. Devido ao grande número de artigos, a quantidade de pareceristas envolvidos neste número também aumentou, participaram mais de 40 pesquisadores no processo de avaliação cega dos artigos”.

A autora convidada desta edição é a professora adjunta da Universidade de Brasília (UnB), doutora ‘cum laude’ em Direito pela Universidad de Alicante (Espanha) e advogada do Senado Federal, doutora Roberta Simões Nascimento que traz um artigo nominado: “Legisladores economistas: o emprego da análise econômica do direito na elaboração das leis”. O trabalho identifica lacunas de conhecimento, padrões e tendências sobre o tema com base na literatura especializada. Além disso, busca demonstrar a utilidade deste método para legisladores, ao mesmo tempo que oferece ferramentas que facilitam a compreensão, explicação e previsão dos resultados pretendidos de determinada norma, complementados pela interpretação do ordenamento jurídico.

Esta sétima edição é completada por mais oito artigos que tratam da atuação do Poder Legislativo, passando pelas receitas dos municípios durante a pandemia, até análises sobre o último pleito eleitoral. Veja os artigos selecionados:

- A aprovação de matérias legislativas na Câmara Federal a partir de uma perspectiva de gênero

Autoria: Geissa Cristina Franco, Patrícia Aparecida Rodnike Carneiro, Ana Quele Passos, Adriana A Mota Bueno

- Modelo de avaliação de desempenho para Assembleias legislativas – MADAL/CM

Autoria: Andre Bonini, Fernando Freire Vasconcelos, Marcelo Albuquerque, Lucas Testi, Hamilton Corrêa

- Muito barulho por nada: comportamento das receitas totais e tributárias dos municípios durante a pandemia de Covid-19

Autoria: Juan de França Magalhães Costa, Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes

- Quanto custa um voto para deputado federal no Paraná? Uma análise sobre a Eleição de 2022

Autoria: Afonso Ferreira Verner

- Outsiders, outliers e mídias digitais: o caso dos deputados paranaenses.

Autoria: Rafael Linhares e Padilha, Sergio Soares Braga

- O acesso de candidatas e a representação de mulheres no legislativo municipal da Região Metropolitana de Curitiba

Autoria: Breno Pacheco Leandro, Patrícia Sene de Almeida, Geissa Cristina Franco

- Organização e orientação no Democratas Paraná

Autoria: Lucas Nekel

- O uso do Facebook por pré-candidatos a prefeito em pequenos municípios paulistas

Autoria: Marcelo Simões Damasceno

A íntegra de todos artigos pode ser conferida gratuitamente no link http://revista.alep.pr.gov.br/index.php/escolalegislativo .