Escola Técnica de Irati Ajudará No Desenvolvimento da Região Centro-sul

29/04/2008 15h04 | por Cláudio Massa
Em pronunciamento na tribuna da Assembléia Legislativa do Paraná, o deputado Felipe Lucas (PPS) anunciou a criação, em Irati, de um campus da Instituição Federal de Educação Tecnológica (IFET), ex Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A expectativa é que no semestre deste ano sejam implantados cursos nas áreas de agroindústria e indústria de madeiras. A homologação do projeto foi publicada no dia 31 de março. Estima-se que, após a sua efetivação, o IFET agregue em torno de R$ 5 milhões mensais à economia do município. No entender do parlamentar, a implantação desta conceituada instituição atende antigas reivindicações da população de toda a região centro-sul, se tornando um importante marco para o desenvolvimento regional, já que os cursos tecnológicos promoverão a formação de mão-de-obra técnica e qualificada. De acordo com Felipe Lucas, o acesso à educação profissional cria novas alternativas para os jovens que buscam, principalmente, o primeiro emprego. “Nossa juventude precisa ter perspectivas de crescimento para que permaneçam morando no interior”, defende.Em seu depoimento, o parlamentar agradeceu ao apoio de diversos parlamentares, tanto da esfera estadual quanto da federal que também se mobilizaram para essa conquista. Fez questão de destacar a atuação do deputado Ângelo Vanhoni que “assumiu” o projeto desde o primeiro momento e não poupou esforços para que o sucesso da empreitada.Outro nome destacado por Felipe Lucas foi o do diretor da Escola Técnica da UFPR Alípio Santos Leal Neto, que assumiu o compromisso de desenvolver ações para implantar o IFET em Irati, atendendo as reivindicações das lideranças da região. Os cursos ofertados deverão atender pequenos agricultores familiares. Turmas de 40 alunos devem ser estruturadas, com aulas no sistema da pedagogia da alternância, ou seja, os alunos permanecem determinado período adquirindo novos conhecimentos e outro nas propriedades, aplicando o que aprenderam. Esta estrutura de ensino já é utilizada pela instituição em outras localidades do País.