Escritor apresenta na Assembleia obra sobre a fundação da Colônia Tereza Cristina Ficção e realidade se misturam no livro “A Utópica Teresevile”, de André Casagrande, que relata o papel do Dr. Faivre no desbravamento do Paraná.

29/08/2016 17h07 | por Kharina Guimarães
Grande Expediente  - Apresentação de André Jorge Catalan Casagrande autor do livro "A Utopia Teresevile".

Grande Expediente - Apresentação de André Jorge Catalan Casagrande autor do livro "A Utopia Teresevile".Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Grande Expediente  - Apresentação de André Jorge Catalan Casagrande autor do livro "A Utopia Teresevile".


O desbravamento do território paranaense, as riquezas da cultura negra mantidas nos quilombos e uma história de amor improvável para meados do século XIX. Histórias que se misturam nas páginas do livro “A Utópica Teresevile”, do escritor André Jorge Catalan Casagrande, apresentado no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (29).

A iniciativa de abrir a Casa de Leis para o autor paranaense foi do deputado Evandro Araújo (PSC), que ressaltou a importância de incentivar e divulgar os talentos paranaenses. “Nós precisamos prestigiar a prata da nossa casa, do nosso estado. Um jovem promissor na literatura que aborda uma temática interessantíssima, que conta um pouco da nossa riqueza histórica, cultural e até linguística”.

O livro é um romance que retrata a jornada do médico da corte do Imperador D. Pedro II, Jean Maurice Faivre, ao abdicar da carreira para desbravar terras paranaenses. Em 1847, Dr. Faivre escolhe as margens do Rio Ivaí para fundar a Colônia Agrícola Tereza Cristina. A comunidade, que fica no território do município de Cândido de Abreu, foi implantada com base no socialismo utópico. “Faivre entendia que a única lei necessária para viver na colônia era o amor e nada mais do que isso. Eu creio que essa utopia deve persistir no mundo de hoje. Nós devemos perceber e entender que ela nos gera uma esperança de um mundo melhor, de um mundo mais fraterno. Nós não podemos perder de vista essa esperança e essa utopia que, de certa forma, podem nos auxiliar a tornar o mundo um lugar melhor”, ressalta Casagrande.

O escritor afirmou que a oportunidade de apresentar a obra na Assembleia Legislativa é um incentivo extremamente importante à valorização da cultura paranaense, que pode colaborar com o estado. “Isso vindo á tona aqui na Assembleia pode, de alguma forma, auxiliar os deputados a perceberem as necessidades do povo paranaense”.

Currículo – Nascido em Paranavaí, no Noroeste do Paraná, André Jorge Catalan Casagrande vive hoje na cidade de Ivaí, na mesma região da Colônia Tereza Cristina. Mestre em Ciências Religiosas e doutorando em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, André é professor e clérigo da Igreja Reformada. Também é autor do livro “Jesus na ótica da literatura”, um ensaio sobre o Cristo romanceado.

Ouça o Podcast relacionado

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação