Espaço Cultural da Assembleia recebe a exposição “Um Olhar Sobre a Paisagem” A mostra busca despertar no espectador o conhecimento sobre as escolas artísticas, estilos, tendências e movimentos artísticos dentro do tema “Paisagem”.

20/11/2023 17h27 | por Assessoria Parlamentar
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), participou da abertura da exposição

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), participou da abertura da exposiçãoCréditos: Orlando Kissner/Alep

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), participou da abertura da exposição

O Espaço Cultural da Assembleia Legislativa recebe, a partir desta segunda-feira (20), a exposição “Um Olhar sobre a Paisagem” com 76 obras de cerca de 30 artistas diferentes nas mais diversas técnicas de pintura para instigar os visitantes de forma pedagógica sobre as escolas artísticas, estilos, tendências e movimentos artísticos dentro do tema “Paisagem”.

A exposição é fruto do garimpo do colecionador e marchand Carlos Alberto Barbosa, através da galeria de arte Governatori Artes oferecendo uma breve mostra do seu acervo, com diversos artistas que promovem um passeio sobre a temática “Paisagem”, desde que o tema deixou de ser apenas um ‘pano de fundo’ das representações mitológicas e religiosas, passando a ser um dos mais apreciados do cenário artístico mundial.

A curadora da exposição, Gianna Roland, que atua no mercado de arte já há mais de 20 anos, explicou como está disposta a mostra. “Essa é uma exposição pensada no tema “Paisagens” e nós contamos com artistas paranaenses, nacionais, europeus, artistas com uma carreira sólida que nos oferecem um pouco da expressão dos temas regionais e das suas origens. Por isso, é uma exposição muito especial, com muito peso cultural e artístico para todos”.

O marchand Carlos Alberto Barbosa fez a cerimônia da exposição e explicou que “nessa exposição fazemos a introdução de um passeio na História. De onde surgiu e para onde vai esse tema “Paisagem” e de que maneira ele se efetivou na produção artística. Após o Renascimento houve uma ruptura na representação da “paisagem’ apenas como pano de fundo que passou a ser protagonista das obras. Começou pela natureza morta, aí aquelas imagens do dia a dia, no cotidiano, no interior das casas e posteriormente, as paisagens que, no decorrer do tempo foi se efetivando e se firmou como expressão de arte sendo objeto de colecionadores e de apreciadores de arte, então, essa exposição é um passeio por esse roteiro. Para mim é uma honra apresentar estas obras aqui na Assembleia Legislativa, e sou muito grato pela oportunidade que a mesa diretora me oportunizou”.

São 76 obras dispostas em duas montagens. A primeira montagem, conta com 56 obras representadas por diversos artistas nacionais e estrangeiros dos mais diferentes períodos da história e está dividida em três grupos: paisagens marinhas e cenas litorâneas, paisagens de campo e interior e paisagem urbana. Já a segunda montagem é uma homenagem ao pintor Wilson Vicente, paisagista da Escola Mineira, com 20 obras de sua mais recente produção.

Serviço:

Exposição “Um Olhar Sobre a Paisagem”

Local: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná

Data: 20 de novembro a 01 de dezembro de 2023

Horário: 09h às 17h

Aberto ao público - gratuito

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação