Espaço Cultural da Assembleia recebe as exposições "A Outra Face do Autismo" e “Conectar TEA” As mostras ocorrem por proposição do presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), e do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD).

31/03/2023 14h44 | por Maria Eduarda Buchi
Imagem registrada pelo fotógrafo Aurélio Stanki será uma das peças da exposição "A Outra Face do Autismo" .

Imagem registrada pelo fotógrafo Aurélio Stanki será uma das peças da exposição "A Outra Face do Autismo" .Créditos: Aurélio Stanki

Imagem registrada pelo fotógrafo Aurélio Stanki será uma das peças da exposição "A Outra Face do Autismo" .

Como parte da agenda de eventos em virtude do Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo (2/4), a Assembleia Legislativa do Paraná recebe Exposição de fotografias e telas "A outra face do Autismo" - Instituto Anjo Azul e "Conecta TEA" - Escola Alternativa, entre os dias 03 e 14 de abril de 2023. A proposição é do presidente da casa, Ademar Traiano (PSD) e do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD).

O Espaço Cultural, localizado ao longo da passarela que faz a ligação entre os prédios da Administração e do Plenário, contará com a mostra telas pintadas por artistas estudantes com TEA da educação de jovens e adultos da Escola Alternativa, e da exposição fotográfica que registra o cotidiano das famílias de autistas.

A ideia com a exposição das fotos é mostrar famílias que vivem diariamente as questões das crianças do espectro e seu cotidiano. O evento tem o apoio do grupo Anjo Azul, de Curitiba, com o objetivo de promover a integração e interação das famílias que convivem com o transtorno e se ressentem da falta de informações sobre tratamentos modernos e adequados. O grupo é coordenado por Fernanda Rosa, mãe de um casal de autistas.

Já as pinturas têm a orientação da professora da Escola Alternativa, Mara Cristina V. Y. Freitas tem como objetivo produzir diversas composições artísticas utilizando diferentes suportes. “A Arte Visual composta neste trabalho apresenta-se como uma proposta de criação através de diversas técnicas de pintura, propiciando aos estudantes seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor. Através do processo criativo os alunos puderam expressar-se de diferentes formas, colocando nas telas seus desejos com relação às cores, formas e texturas impactando em uma ação de cidadania e afetividade”.

Serviço

As exposições são abertas a toda comunidade e permanecem no Espaço Cultural da Casa, de 3 a 14 de abril, das 9 às 18 horas.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação