"Espaço da Cidadania" estreia na TV Assembleia debatendo transparência nos municípios
A regularização de portais da transparência em todos os 399 municípios do Paraná será detalhada pelos membros do MP-PR.
A TV Assembleia, órgão de divulgação do Legislativo estadual, apresenta nesta sexta-feira, às 21h30, o programa “Espaço da Cidadania”, que integra a nova grade de programação da emissora. O tema em debate será a “Transparência nos Municípios”, analisado pelo subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional do Ministério Público do Paraná, Bruno Galati, e pelo promotor de Justiça Eduardo Cambi. O projeto Transparência nos Municípios, do MPPR, que está entrando em sua terceira fase, tem como objetivo promover a regularização de portais da transparência nos 399 municípios do Estado.
“Esta etapa está inteiramente voltada para a conscientização da sociedade”, explica Galati. “Nós precisamos criar uma grande força de integração no Paraná com o propósito de manter esses portais devidamente atualizados. É importante que a democracia seja um exercício diário e não apenas a prática do direito do voto a cada dois anos”, acrescenta o procurador, que considera a inclusão de todos os municípios paranaenses no Portal da Transparência um elemento fundamental para que as novas tecnologias, hoje disponíveis para todos, se tornem um instrumento importante para a prática da cidadania.
Para Eduardo Cambi, os cidadãos devem cobrar a inclusão de sua cidade no portal para que tenham condições de acompanhar as ações de administração pública que, de uma ou de outra forma, afetam sua vida e seu cotidiano: “Um professor poderia, por exemplo, incluir nas provas de matemática questões relativas aos ganhos reais dos municípios e formular com eles problemas a serem aplicados em provas”, sugere.
O programa – O programa que vai ao ar nesta sexta-feira à noite será apresentado pelo jornalista Fabrício Binder, chefe de redação da TV Assembleia, e reprisado no domingo, às 13 horas. As edições seguintes ficarão a cargo da jornalista Jordana Martinez, sempre com reprise aos domingos.
“Espaço da Cidadania” foi idealizado com a finalidade de contribuir para aumentar a integração entre sociedade e Poder Público, abrindo o horário para que representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário esclareçam de forma coloquial e objetiva as formas possíveis para ampliar a atuação popular junto a todas as instâncias de poder. Na semana que vem a convidada será a subprocuradora-geral para Assuntos Jurídicos do Ministério Público estadual, Samia Saad Gallotti Bonavides, que discorrerá sobre o tema da aproximação dos promotores de Justiça com o dia a dia dos cidadãos.
*Confira mais informações no Facebook da Assembleia Legislativa do Paraná.
[podcast id=3014 /]
Notícias Relacionadas
Tradições, fé e resistência: programa Arte e Cultura mostra a rica história da Lapa
Em entrevista à TV Assembleia, o historiador e pesquisador Márcio Assad fala sobre o Cerco da Lapa, a visita de Dom Pedro II, o Teatro São João, a devoção ao monge João Maria e a luta para levar a história do Paraná às salas de aula.
Leia mais
TV Assembleia realiza cobertura ao vivo do primeiro turno das eleições neste domingo (4)
Com dois estúdios, equipes de reportagem nas ruas de Curitiba, especialistas e integração com a Rede Legislativa e com a equipe de comunicação da Câmara de Vereadores de Curitiba, emissora acompanha a apuração e os resultados do pleito.
Leia mais
Conversa Saudável debate anafilaxia e a importância do atendimento imediato
Em entrevista à TV Assembleia, a médica alergista Loraine Landgraf explica como identificar os sinais, o que fazer na emergência e por que o acesso à adrenalina autoinjetável ainda é um desafio no Brasil.
Leia mais
TV Assembleia: Programa Sou Cidadão mostra como a indústria paranaense acolhe trabalhadores migrantes
Gerente de Responsabilidade Social do Sesi Paraná, Aline Calefi, fala sobre o programa Indústria Acolhedora, que já alcançou mais de 260 empresas.
Leia mais