Especial Dia da Mulher - parte 2

08/03/2023 10h59 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Galeria das deputadas está situada no hall de entrada do Prédio Administrativo da Casa.

Galeria das deputadas está situada no hall de entrada do Prédio Administrativo da Casa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Cláudia: Olá de novo! Ainda dentro das homenagens do Dia Internacional da Mulher, a gente volta para contar um pouco mais de história das vozes femininas que passaram pelo Poder legislativo em todos os tempos.

Angélica: Relembrando uma pesquisa feita por Kharina Guimarães e Ana Luzia Mikos para o site e para a TV Assembleia, que reproduzimos aqui, foram 27 mulheres apenas. Mas todas deixaram sua marca por aqui, Eu sou Angélica Alves.

Cláudia: Eu sou Cláudia Ribeiro e nesta parte dois, vamos começar falando sobre Lygia Pupatto: Professora, vereadora em Londrina, foi secretária Estadual de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Como suplente nas eleições de 1992, assumiu a função de deputada durante a 17ª Legislatura com foco no direito das mulheres, educação e meio ambiente.

Angélica: Serafina Martins Carrilho: ingressou na vida pública inspirada pelo avô José Martins, que foi prefeito em San Felice de Los Galegos, na Espanha. Vereadora em Maringá pela primeira vez em 1992 e reeleita em 1996. Em 1998, venceu a disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa.  Aqui  propôs a lei que cria a Casa Abrigo para acolher mulheres vítimas de violência e também a que Instituiu o Dia Estadual da Promoção de Saúde Bucal. Focou seu mandado na área social com atenção especial na defesa da mulher, no atendimento a pacientes com câncer, presos e pessoas em situação de rua.

Cláudia: Marlene Salete Casagrande Pereira. Empresária, deputada, suplente em 1998, assumiu a função no fim da legislatura, em 2002. Casada com o governador Mario Pereira, foi primeira-dama de 1994 até 1995.

Angélica: Arlete Caramês: Catarinense de Porto União. Mãe do garoto Guilherme Tiburtius, que desapareceu ainda menino em Curitiba. Teve como principal bandeira dar voz às famílias de pessoas desaparecidas. Iniciou sua carreira política em 1998, quando foi candidata à deputada federal, mas não conseguiu se eleger. Eleita vereadora de Curitiba em 2000, conquistou seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa em 2002. Assumiu cargo diretivo da Casa de Leis entre 2003-2006, como terceira vice-presidente da Casa.

Cláudia: Elza Correia: vereadora em Londrina, assumiu o mandato na Assembleia em 2003 – sendo suplente em 2006. Autora da lei que cria o Dia de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração de Crianças e Adolescentes, também apresentou a lei que cria regras de proteção da saúde dos frequentadores das populares lanhouses naquela época. Combateu a discriminação em razão de orientação sexual e promoveu ações de valorização à cultura paranaense. Defendeu, junto ao governo do Estado mais recursos públicos para a educação. Foi relatora da PEC que acabou com o voto secreto na Assembleia.

Angélica: Cida Borghetti: nascida em Caçador (SC). Empresária, jornalista, formada em Administração Pública e especializada em Políticas Públicas (UFRJ).  Foi deputada estadual por dois mandatos (2003 e 2010), e se tornou recordista de leis com 101 projetos aprovados e sancionados. Integrou a cúpula diretiva do Legislativo entre 2009-2010, como quarta secretária. Com a maior votação entre as mulheres, elegeu-se deputada federal (2011/2014). Presidiu a Comissão Especial que aprovou o Marco Legal da Primeira Infância, legislação mais avançada no mundo na proteção às crianças. Também  foi vice-governadora e primeira mulher a comandar o estado do Paraná.

Cláudia: Beti Pavin. Vereadora, vice-prefeita e prefeita de Colombo, na região de Cuirtiba, foi eleita em 2006 na Assembleia. Teve forte atuação com iniciativas voltadas aos municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Entre eles,  trabalhou para a duplicação da Rodovia da Uva, transporte e saúde para essas localidades. Na área cultural, é autora de leis que criaram os dias do Hip Hop e da Capoeira.

Angélica: Rosane Ferreira: Enfermeira, conquistou uma cadeira no legislativo estadual em 2006. Atuou como presidente da Comissão da Mulher, da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa. É autora da lei que instituiu o Dia da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Defendeu o combate à homofobia e a meia-entrada para professores em eventos culturais no estado. Também propôs que houvesse atendimento multidisciplinar a homens autores de violência intrafamiliar e de gênero. Também foi deputada federal.

Cláudia: Rose Litro. Natural de Dois Vizinhos, assumiu na legislatura entre 2011- 2014. Focou o mandado na defesa da população carente. Integrou a Comissão de Defesa do Consumidor e a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários. Autora da lei que estabeleceu punição para quem passar trote telefônico para serviços públicos de emergência.

Angélica: Marcia Tureck. Nascida em Campo Mourão. Professora, foi vereadora, secretária da Ação Social e da Mulher no município. Eleita em 2010 para a Assembleia, integrou a Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana Sustentável e de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná. Atuou na CPI da Saúde Mental da Assembleia Legislativa.

Cláudia:  Claudia Pereira. Nasceu em Ilha Solteira (SP), mas sempre viveu em Foz do Iguaçu. Advogada, foi Defensora Pública e também Secretária de Assistência Social no município. Deputada de 2015 a 2019, focou o mandato em ações de defesa da mulher, crianças adolescentes, idosos e saúde. Nesta área, dedicou-se à conscientização sobre várias síndromes raras e direitos de pessoas com deficiência.

Angélica: Amanhã a gente traz a última parte do podcast e com as mulheres no legislativo estadual. Desta vez com as atuais deputadas.

Cláudia; Até lá, então.