Especialistas debatem importância de cuidados domésticos com idosos

20/06/2017 12h20 | por Claudia Ribeiro
Podcast
(Descrição do áudio))

  Dentro da programação da primeira  Semana de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos (de 19  24 de junho),  lei aprovada na Assembleia Legislativa ano passado, apresentada pelo  deputado Wilmar Reichembach (PSC), aconteceu na manhã desta terça-feira (20) no  Plenarinho,  uma audiência pública para debater o tema.  

  Participaram o coordenador de Saúde do Adulto e dos Idosos da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), Rubens Bendlin, que fez uma palestra mostrando a necessidade de cuidar da população idosa e do que o estado tem feito com relação às políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dessa população; o deputado Doutor Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia e a coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Terezinha Tortelli; Ela explicou as origens da Pastoral e a importância da instituição, que surgiu no fim de 2004 e atua assistindo idosos em situação de vulnerabilidade principalmente social e que trabalha capacitando voluntários para fazerem visitas ás famílias em um trabalho preventivo.

(Sonora)

 

   À medida que a população brasileira vai vivendo cada vez mais,  a lei vem para proteger essa população e tem o objetivo de alertar familiares e amigos sobre a importância dos cuidados com a saúde dos idosos dentro de casa para evitar quedas. Segundo o geriatra, Vitor Pintarelli, que é presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/PR,   metade das pessoas depois dos 80 anos, cai pelo menos uma vez por ano.

(Sonora)

 As medidas são simples que darão mais qualidade de vida aos idosos, como por exemplo, retirar tapetes de casa ou mantê-los fixos no chão, colocar corrimão nas escadas ou ainda colocar fitas adesivas coloridas nos degraus de escadas dentro de casa. Dr. Batista lembra que são cuidados fundamentais, porque  as quedas envolvendo pessoas idosas podem ser fatais.

(Sonora)

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PIBGE) e dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho,  apontam que, entre os anos de 2005 e 2015, a proporção de idosos de 60 anos ou mais, na população brasileira, passou de 9,8% para 14,3%. Estas informações fazem parte do estudo “Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira (feita em)2016”.

 Por isso, o autor da lei, Wilmar Reichembach reforça a importância dos cuidados e lembra que também estão sendo  desenvolvidas outras atividades no estado, como palestras e orientações sempre com o apoio da Secretaria Estadual  da Saúde, da Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social, das secretarias municipais de Saúde, das secretarias municipais de Assistência Social e do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.

(Sonora)

O presidente Ademar Traiano (PSDB) fez a abertura da audiência pública e elogiou a iniciativa da criação de lei.

(Sonora)

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação