Estudante selecionada no programa Geração Atitude vai participar da sessão da Alep nesta segunda (4) Aluna de Cianorte propôs projeto encampado pela Assembleia que começa a ser votado nesta segunda (4), instituindo o Geração Atitude por lei.

02/04/2016 15h18 | por Nádia Fontana

Estudante Ingrid Ribeiro Serafim de Souza participará da sessão plenária desta segunda-feira (4).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

“Com dedicação você consegue superar todos os limites” afirma a estudante Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, de 16 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, de Cianorte.  Sob a orientação do professor de Sociologia Márcio Rogério Penachio a jovem elaborou o texto que deu origem ao projeto de lei que institui no Paraná o programa Geração Atitude (veja matéria no site), que começa a ser votado pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (4).

Ingrid e o professor Penachio vêm a Curitiba para participar desta sessão na qual o projeto, que deve virar lei em breve, será votado pelos deputados em primeiro turno. O trabalho da estudante foi selecionado no ano passado durante uma das etapas do Geração Atitude. “Foi importante essa experiência. Demonstra que qualquer um pode participar das decisões que são importantes para todos”, garante Ingrid, que pretende prestar vestibular para o curso de Direito. “Para mim, foi muito importante debater os temas contidos no Guia do Cidadão, que nos incentiva a exercer a cidadania e participar do processo democrático”, disse ela ainda no ano passado.

O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), acredita que a iniciativa do Geração Atitude é fundamental para despertar o interesse do jovem pela vida política. “É um projeto que visa promover debates e a integração entre o Poder Legislativo, Ministério Público, Judiciário e Executivo para, no final, termos a participação mais ativa de todos”, destaca. “A presença dos alunos e professores nesta Casa acrescenta muito, porque esses debates também contribuem para a mudança de conceitos sobre o Poder Legislativo. Nós só vamos mudar esse país a partir do momento em que todos os cidadãos participem das decisões sobre os temas importantes para a sociedade. Essa consciência política deve começar nos bancos escolares”, afirmou.

Integração – O projeto de lei em votação, de nº 849/2015, já recebeu pareceres favoráveis das comissões técnicas permanentes. Ele prevê que o programa Geração Atitude será realizado todos os anos no mês de novembro, com a participação de estudantes do Ensino Médio, funcionários e professores da Rede Pública e Privada de Educação do Estado do Paraná. Também estabelece que será disponibilizado o Guia do Cidadão – cartilha elaborada pelo MP-PR e a Alep – a todos os alunos. A cartilha traz informações sobre o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e dos demais órgãos integrantes das administrações públicas federal, estadual e municipal. O texto define ainda que a Assembleia poderá estabelecer convênios e acordos com órgãos públicos e privados para que auxiliem na execução da tarefa, especialmente na elaboração, orientação e divulgação do Guia do Cidadão e de outras atividades voltadas a incentivar a participação democrática da juventude no exercício da cidadania.

Debates – A elaboração de projetos de lei é uma das etapas do programa Geração Atitude, ligado ao Movimento Paraná sem Corrupção, que orienta os estudantes sobre as funções dos Poderes e procura apoiar a formação cidadã dos jovens, estimulando a participação deles no processo político e social. No ano de 2015 foi desenvolvido em 100 escolas públicas localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais da Educação. As outras duas etapas que o integram são o Geração na Escola e a Caravana da Cidadania.

Esta última foi realizada entre os meses de setembro e outubro do ano passado em todo o Paraná e consistiu em concurso onde os 31 melhores trabalhos elaborados por alunos do ensino médio foram selecionados pela Secretaria da Educação. Os vencedores receberam como prêmio uma viagem a Curitiba, acompanhados por seus professores orientadores. Desta forma, os jovens tiveram a oportunidade de visitar as sedes dos Poderes constituídos e puderam conhecer in loco seu funcionamento.

Etapas – As três ações específicas contempladas pelo programa contam com iniciativas que tem como meta a integração entre a escola e a sociedade. Assim, através do Geração na Escola são promovidas atividades realizadas por professores, promotores de Justiça e juízes de Direito na formação cidadã dos alunos. Durante a Caravana da Cidadania acontece um concurso que seleciona as melhores ideias de estudantes para mudar o Paraná; e a Gincana da Cidadania conta com um programa de televisão de cunho educativo-cultural que é gravado pela TV Assembleia na capital e no interior do estado. Para contribuir com estas e outras ações, a coordenação do projeto elaborou o Guia do Cidadão, publicação que apresenta didaticamente temas como democracia, política, eleições, voto e cidadania, dentre outros assuntos importantes.