Geração Atitude recebe 413 propostas para a edição de 2023
Projeto tem o objetivo de apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses da rede estadual de ensino.
O Geração Atitude 2023 entra na fase de análise das 413 propostas de lei apresentadas pelos estudantes dos 227 colégios estaduais selecionados para participar desta edição. O projeto envolve os 32 núcleos de educação do Paraná e é uma parceria entre a Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo, Ministério Público, Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, e Tribunal de Justiça.
A análise dos projetos é realizada pelo Núcleo de Apoio Legislativo, vinculado à Diretoria Legislativa.
A apresentação dos projetos pelos alunos ocorre após palestras realizadas nos colégios que tiveram como base o Guia do Cidadão, uma publicação com informações sobre Democracia, Política, Eleições, Voto, Cidadania. O Guia aborda as funções de todos os Poderes e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.
A divulgação dos nomes dos alunos que estarão classificados para a próxima etapa do projeto, que é a Caravana da Cidadania, está prevista para o dia 29 de setembro.
Nesta etapa, que ocorre entre os dias 6 e 10 de novembro, os alunos se reúnem em Curitiba para visitar os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e também o Ministério Público, além de pontos turísticos da Capital. Mas o momento mais aguardado ocorre no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, quando será anunciado o projeto vencedor da sétima edição do Geração Atitude.
Sobre o projeto
O Geração Atitude foi lançado em 2015 por meio de um convênio entre a Assembleia Legislativa do Paraná, Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público do Paraná e o Tribunal de Justiça do Paraná. O programa estimula o debate entre os jovens de temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atuação de cada uma das instituições envolvidas no projeto. Compreendendo melhor todos esses assuntos os jovens assumem o papel de agentes transformadores na sociedade em que vivem.
Em 2022, foram 209 propostas apresentadas. Número parecido com a edição de 2019, quando os alunos protocolaram 262 projetos.
Em 2017 o programa foi apontado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) como uma das melhores iniciativas brasileiras no combate à corrupção.
Notícias Relacionadas
Assembleia recebe a Caravana da Cidadania do projeto Geração Atitude 2025 e premia vencedores
Leia mais
Escola do Legislativo divulga a relação dos estudantes classificados na edição 2025 do Geração Atitude
Leia mais
Deputado destaca novo programa de moradias para pequenas cidades no Paraná
Leia mais
Assembleia Legislativa aprova projeto de lei que institui o Programa Infância Feliz Paraná
Proposta do Poder Executivo passou em primeira e em segunda votações. Com a dispensa de votação da redação final aprovada, a matéria segue para sanção governamental.
Leia mais