Estudo mostra como Assembleia pode ser mais bem conhecida pelo cidadão O documento foi apresentado ao presidente da ALEP, Ademar Traiano (PSDB), e ao 1º secretário, Luiz Cláudio Romanelli (PSB), por representantes de veículos de comunicação.

12/03/2019 18h10 | por Diretoria de Comunicação.
Para Traiano e Romanelli uma nova abordagem na comunicação deve ser considerada.

Para Traiano e Romanelli uma nova abordagem na comunicação deve ser considerada.Créditos: Nani Gois/Alep

Para Traiano e Romanelli uma nova abordagem na comunicação deve ser considerada.

Mais de 80% dos paranaenses tem interesse em conhecer melhor o trabalho e a função da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). A informação consta de uma ampla pesquisa, recebida hoje (12) pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), e pelo 1º secretário, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), de entidades representativas de todos os veículos de comunicação do Paraná. O documento avalia a comunicação de todas as Assembleia do Brasil e a situação da Alep nesse contexto nacional.

A estudo, produzido pela AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), com a adesão de todas as entidades que congregam os veículos de comunicação do Paraná, contém uma ampla análise das políticas de comunicação adotadas nas principais Assembleias Legislativas do país. Mapeia quais são as mais eficientes, investiga os motivos pelos quais algumas conseguiram se conectar de forma bem-sucedida com a população, gerar agendas positivas, e os caminhos que podem ser adotados para aproximar ainda mais o Parlamento do Paraná do cidadão. Identificou as experiências mais bem-sucedidas, em especial das Assembleias de Santa Catarina e do Distrito Federal. O documento revela a importância de uma comunicação massiva para estabelecer uma conexão efetiva da Assembleia com o cidadão.

Iniciativas – Para Traiano e Romanelli, uma nova abordagem na comunicação deve ser considerada, porque revela claramente que, apesar das muitas iniciativas bem-sucedidas empreendidas pela Assembleia do Paraná, é ainda grande o desconhecimento da população com relação ao trabalho e a importância da Alep, mesmo em momentos em que a instituição é protagonista de ações altamente positivas. As medidas propostas para equacionar esse tipo de dificuldade, segundo o presidente da Alep e o 1º secretário, vão resultar no encaminhamento do material apresentado para uma análise por parte da Mesa Diretora da Alep.

Traiano citou o caso do aplicativo “Agora é Lei no Paraná”, produzido sem custos pela equipe de Comunicação do Legislativo, que elenca cerca de 270 leis em defesa do consumidor aprovadas no Paraná. O aplicativo recebeu um importante prêmio nacional, mas muito pouco espaço na mídia. Também lembrou do programa “Assembleia no Enem”, que atingiu centenas de milhares de estudantes e é apontado por especialistas como um dos responsáveis pela melhoria da nota do Paraná no Enem. Ou ainda do Parlamento Universitário, premiado como o melhor programa educacional do país pela ABEL. Esses projetos vitoriosos também não receberam o destaque merecido.

Estratégias – O estudo foi realizado pela XYZ Estratégias, a pesquisa pela Netquest (Serviços de Pesquisa e Painel On Line). O material produzido pela XYZ, esmiuçou as estratégias de comunicação das Assembleias do Brasil inteiro. Ele confirma que Assembleias, que investem na divulgação massiva de projetos e iniciativas de real interesse do cidadão, alcançam bons resultados.  

O estudo mostra que a situação do Paraná é, relativamente boa, apesar de não dispõe de qualquer orçamento para divulgar suas realizações, e atua na comunicação apenas com o esforço de sua equipe. A pesquisa revela dados significativos sobre o Estado. Entre eles, que nada menos que 82,2% dos entrevistados quer saber mais sobre o Legislativo estadual e 76,1% considera a Alep importante. Participaram do encontro com o presidente e o 1º secretário da Assembleia: Leonardo Petrelli (Grupo RIC),  José Nicolás Murta Mejía (Sindejor/Grupo Folha), Cezar Telles (AERP/Antena Sul), Alexandre Barros (GMCOM/AERP) , Amado Osman (Band), Michel Michelotto (BandaB), Jairo Cajal (Grupo Massa), Neri José Thomé (ADI), Ticiane Pfaiffer (AERP), Kátia Chagas (Comunicação/Alep), Marcelo Romaniewicz (XYZ), Marcelo Alvarenga Panizi (Diretor Geral Alep) e Vinicius Augusto Moura Ribeiro da Silva (DAT/Alep).

 

 

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