Autoridades e políticos compareceram à Assembleia Legislativa do Paraná no final da tarde desta segunda-feira (21) para prestigiar o lançamento do livro “Nova República: 30 anos de altos e baixos”, escrito pelo ex-ministro e ex-deputado federal Luiz Carlos Borges da Silveira. O evento atendeu a uma proposição do presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), que tem em comum com o autor uma intensa atuação politica na região Sudoeste do estado.
Traiano destacou a importância do relato histórico feito por alguém que conheceu os meandros da atividade politica nessa quadra da vida nacional, relembrou a carreira de Borges, sua passagem pelo Sudoeste e destacou que a Assembleia Legislativa, “um laboratório de ideias”, era o lugar ideal para sediar um lançamento desse porte. Os deputados Plauto Miró (DEM), Guto Silva (PSD) e Hussein Bakri (PSD), além de diversos prefeitos, ex-deputados e vereadores também participaram do ato.
O livro – Borges da Silveira explica que pretendia fazer um balanço das seis gestões presidenciais compreendidas nesse período – José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
Os acontecimentos dos últimos dois anos, porém, com a população indo às ruas para protestar, o impeachment de Dilma e, principalmente, a Operação Lava Jato e “as investigações sobre o maior esquema de corrupção de que se tem notícia no Brasil”, o levaram a estender a narrativa até 2016, “para não deixar a obra, de certa maneira, incompleta”. Segundo ele, a intenção é relembrar os fatos não só para levar à reflexão, mas também para estimular as pessoas a voltarem a participar da política, dos grandes debates nacionais, das decisões que afetam a vida de todos. Ele se apressa a explicar que buscou um tom isento e imparcial para discorrer sobre o período que se seguiu ao Regime Militar. E o faz de forma privilegiada, uma vez que viveu a intimidade do poder, seja como deputado federal e constituinte, seja como ministro da Saúde no período de 1987 a 1989.
O livro está dividido em duas partes. A primeira se debruça sobre os seis mandatos presidenciais, seus principais acontecimentos, erros e acertos dos governantes. A segunda parte é recheada de números, gráficos e dados sobre o período nos mais diversos setores. E capítulos especiais para “o Brasil passado a limpo”, com abordagens sobre a Lava Jato, a deposição de Dilma, o Governo Temer, encerrando com o divisor de águas que ele vê nos trabalhos da Lava Jato: “É impossível imaginar que daqui adiante o País não venha a ser outro, em termos de decência, correção, ética e propósitos essencialmente patrióticos, em favor do Brasil e dos brasileiros, redimindo a politica de todos os seus pecados centenários”, vaticina.
O autor – Nascido na Lapa, em 1940, e formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, atuou intensamente nesta área, na educação e na política. No início da década de 60 foi do gabinete do Departamento de Assistência Técnica aos Municípios do Paraná. Nos cinco anos seguintes foi médico-chefe do 7º Distrito Sanitário da Secretaria de Estado da Saúde, na região Sudoeste. Na década de 70 foi sócio e diretor-presidente da Policlínicas de Pato Branco e, em 1976, assumiu o cargo de vice-prefeito da cidade. Em 1978 obteve o primeiro mandato de deputado federal, seguindo-se mais dois, em 1982 e 1986. Presidiu por três anos a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, antes de ser indicado para o Ministério da Saúde. Foi ainda secretário de Ciências e Tecnologia do estado do Tocantins e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Emprego da Prefeitura de Palmas (TO). Representou o Brasil em missões no Exterior em mais de 10 países, como parlamentar e como ministro.