Exposição Arte em Direitos Humanos e Cidadania será aberta no Espaço Cultural da Assembleia Trabalhos são releituras de obras clássicas feitas por adolescentes em privação de liberdade do Centro de Socioeducação de Curitiba (CENSE).

15/06/2018 15h45 | por Sandra C. Pacheco
Exposição Arte em Direitos Humanos e Cidadania.

Exposição Arte em Direitos Humanos e Cidadania.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Exposição Arte em Direitos Humanos e Cidadania.

O Espaço Cultural da Assembleia Legislativa vai sediar a partir desta segunda-feira (18), a exposição Arte em Direitos Humanos e Cidadania, com trabalhos de releitura de obras nacionais e internacionais realizados por adolescentes em privação de liberdade do Centro de Socioeducação de Curitiba (CENSE). Sob responsabilidade da professora e artista visual Stela Maris Britto Maziero, a mostra ficará aberta para visitação até o dia 22 de junho, no horário das 9 às 18 horas.

A abertura oficial será feita pelo deputado Nereu Moura (PMDB), às 14 horas desta segunda-feira. A mostra dá sequência ao trabalho da última exposição da Unidade de Internação realizada no V Seminário Estadual do ECA – 28 anos, e tem como principal objetivo registrar um olhar pessoal sobre a imagem da figura humana representada em diversos momentos, como a importância do trabalho, novas representações da família com vistas ao combate à homofobia e ao preconceito, e manifestações culturais brasileiras como fator de unidade de um povo.

Os trabalhos apresentados revisitam obras de artistas como o muralista mexicano Diego Rivera, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, o artista pernambucano Antonio de Olinda, e o paranaense Eloir Jr. e suas matrioskas com enfoque nas lendas regionais. São pinturas em tecido, onde imperam as cores e as formas, nas quais significados e significantes são evocados pela estrutura da imagem e pelos sentidos criados a partir de discussões realizadas antecipadamente.

Eles permitem observar a força emocional impressa nas telas pela revelação da realidade cotidiana desses adolescentes que, em trabalhos coletivos, expressam o seu melhor no desenvolvimento de temáticas referentes aos direitos humanos e à cidadania. O projeto é coordenado e desenvolvido pelos professores do Programa de Educação em Unidades Socioeducativas – PROEDUSE – em atuação no Centro de Socioeducação de Curitiba.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação