Fabio Camargo Propõe Regulamentação de Festas Eletrônicas

25/01/2008 16h01 | por Edson Fonseca / 41 9924-7944 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO FABIO CAMARGO
Uma das primeiras propostas a ser apresentada pelo deputado Fabio Camargo (PTB) neste ano é a regulamentação de festas eletrônicas. O projeto foi elaborado desde o fim do ano passado e o parlamentar ouviu autoridades na área de segurança e também os organizadores, para levantar os pontos críticos da questão.O projeto será apresentado já no primeiro dia de sessão da Assembléia Legislativa. “As festas eletrônicas já fazem parte da nossa cultura. Se existem problemas é porque não há uma regulamentação adequada”, justifica Camargo. A proposta prevê todas as normas de segurança que devem ser adotadas e documentação exigida dos organizadores.Os próprios promotores de festas eletrônicas, ouvidos pelo deputado, encarregaram-se de divulgar o projeto em outras regiões do país e estados como Santa Catarina poderão ter propostas de legislação semelhantes. A cidade de Campinas já tem uma Lei aprovada pela Câmara dos Vereadores e os eventos já precisam seguir as normas previstas.O projeto prevê um número mínimo de seguranças – proporcional ao número de participantes – além dos procedimentos de prevenção a acidentes (como presença de médicos e UTIs móveis). Também estão sendo propostas regulamentação para os horários de realização e distância mínima de centros urbanos.Outro ponto importante no projeto é o sistema de fiscalização para evitar o consumo de drogas e a presença de menores. “O problema é que hoje existem muitos eventos promovidos por amadores, o que podemos apontar como uma das principais causas de problemas. Os profissionais acostumados a promover grandes eventos, são favoráveis à regulamentação porque não querem seus nomes envolvidos em incidentes”, afirma o deputado.