Família, amigos, deputados e autoridades se despedem do ex-deputado federal Basílio Villani na Assembleia Velório ocorreu no Espaço Ecumênico do Legislativo estadual durante esta terça-feira (30).

30/05/2023 16h43 | por Ana Luzia Mikos
Velório ocorreu ao longo desta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa.

Velório ocorreu ao longo desta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Velório ocorreu ao longo desta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa.

Familiares, amigos, deputados e autoridades prestaram a última homenagem ao ex-deputado federal pelo Paraná Basílio Villani, na Assembleia Legislativa do Paraná. Ele morreu na manhã de segunda-feira (29) em Joinville (SC), aos 82 anos, e seu corpo foi velado no Espaço Ecumênico do legislativo. A cerimônia, durante a manhã e parte da tarde desta terça (30), contou com a presença de dezenas de pessoas para o adeus ao ex-parlamentar.

"O ex-deputado Basílio Villani dedicou anos de sua vida em prol do serviço público e da representação do povo paranaense. Amigo de longa data do meu avô, deputado Aníbal Khury, ele teve uma atuação exemplar, por três mandatos, na Câmara Federal, marcada pelo comprometimento, ética e defesa incansável dos interesses da população que representava. Neste momento de dor e tristeza, expresso minhas sinceras condolências aos familiares e amigos”, disse o deputado Alexandre Curi (PSD).

Ele compareceu ao funeral assim como o presidente Ademar Traino (PSD) e outros parlamentares que lembraram a trajetória de Villani, um dos deputados constituintes entre os anos de 1987-1991.

Ocupou ainda uma cadeira na Câmara dos Deputados entre os anos de 1991-2003. Durante a carreira política, o ex-deputado foi filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (atual MDB) e ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), tendo passagem ainda pelo Partido da Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Perfil

Nascido em 3 de setembro de 1940, na cidade de Bauru (SP), filho de Francisco Villani e Serafina Tambulato Villani. Formado em Organização e Métodos e administrador de empresas, foi também diretor do antigo Bamerindus.

Construiu raízes fortes no Norte Pioneiro, principalmente em Jacarezinho, Tomazina e Santo Antônio da Platina, cidade da sua esposa Precides Paiola Villani, com quem teve três filhos. Era torcedor do Athletico Paranaense.

Morou durante anos em São Francisco do Sul, no litoral catarinense e recentemente vivia em Joinville, onde faleceu após 57 dias internado com vários problemas de saúde, na UTI do Hospital Dona Helena.

Após o velório, o corpo levado para cremação em Almirante Tamandaré, no Cemitério/Crematório Vaticano.