Fazenda Rio Grande recebe segunda etapa da Gincana da Cidadania

24/11/2015 19h15 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Fabrício Binder.

Créditos: Reprodução Vídeo

A gravação da segunda etapa da Gincana da Cidadania, pela TV Assembleia, no município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba,  teve a participação de mais de 100 alunos do Colégio Estadual Desembargador Jorge Andriguetto e outros 50 estudantes do Colégio Estadual Olindamir Merlin Claudino, nesta terça-feira (24). Sandra Mari Falat Tortato, diretora auxiliar da escola que sediou o evento, enfatizou que os alunos se dedicaram bastante ao estudo do Guia do Cidadão, não só para participar da gincana, mas como uma forma de preparação para a vida. “Quando o tema envolve cidadania, todos fazem questão de participar, afinal de contas, eles estão aprendendo sobre seus direitos e deveres e isso faz com que eles entendam o papel deles como cidadãos”, argumentou Sandra Mari.
Para o promotor de Justiça de Fazenda Rio Grande, Carlos Eduardo Azevedo, o projeto é de fundamental importância para o futuro do nosso país. “A cidadania é exercida no dia a dia da vida das pessoas que convivem em sociedade e trazer esses conceitos para a área educacional garante o futuro da sociedade organizada e pacífica que nós todos queremos”, concluiu.
De acordo com o professor Celso José de Carvalho, diretor auxiliar do Colégio Olindamir Merlin Claudino, foi um trabalho bem gostoso de ser feito dentro da escola. “A gente conversa sim sobre política dentro da escola, mas não com tanta ênfase, e este projeto nos deu a oportunidade de trabalhar com eles e eles gostaram muito, o que é um sinal muito positivo para a educação”, complementou o diretor.
Um dos participantes da gincana foi o estudante Luiz Eduardo Cordeiro de Lima. Segundo ele é importante conhecer os próprios direitos para poder cobrar do poder público, em todos os âmbitos. “A gente aprendeu que política é algo que devemos fazer para conseguir melhorias na educação, na saúde e em várias coisas que afetam diretamente a vida da gente”, destacou Luiz Eduardo.
A Gincana da Cidadania vai percorrer os 32 Núcleos Regionais da Educação em três etapas, envolvendo 100 escolas e cerca de 5000 estudantes de todo o Paraná. O chefe do Núcleo Regional da Área Metropolitana Sul, Maurício Ferraz da Costa, fez questão de acompanhar a gravação do programa. Segundo ele, a escola é o espaço ideal para que os estudantes aprendam o que é certo e o que é errado. “O Geração Atitude é um projeto que tem que estar em todas as escolas. A semente foi lançada e cabe a nós agora fazer a colheita dos resultados com uma geração de pessoas mais conscientes e participativas”, complementou.
A próxima etapa acontece em Ponta Grossa, na próxima sexta-feira (27), no Colégio Estadual Professora Elzira C. de Sá.

*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.