Deputados e integrantes da Federação Paranaense e Federação Internacional de Educação Física participaram, na manhã desta segunda-feira (17) no Plenarinho da Assembleia, das comemorações dos quarenta anos da Delegacia da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) no Estado do Paraná. A iniciativa de propor a homenagem na Casa foi do deputado Ney Leprevost (PSD), mas foi o 1º vice-presidente, Guto Silva (PSD), que abriu a solenidade e lembrou a importância de se comemorar o aniversário da instituição.
(Sonora)
Almir Gruhn, que preside a Federação Internacional de Educação Física, cuja sede mundial está em Foz do Iguaçu, disse que, além da parte festiva, há também uma série de compromissos do grupo, homenageado pela Assembleia com menções honrosas. São os “professores Sem Fronteiras”, que vieram de Buenos Aires, Porto Alegre, Maceió e de cidades do Paraná para ministrarem cursos e palestras para universitários do curso de Educação Física sobre a área e sobre o trabalho que fazem pelo mundo.
(Sonora)
A FIEP foi fundada na Bélgica há quase cem anos e surgiu da necessidade dos profissionais de se atualizarem e trocarem experiências. Hoje está em 132 países e o Paraná será, até o ano de 2020, sede mundial da entidade, que está por aqui desde 1977.
A Assembleia Legislativa do Paraná foi a primeira a aprovar uma lei que institui o dia 21 de abril como a data oficial do profissional de Educação Física no estado.
O deputado Guto Silva destacou ainda que a Casa exerce papel fundamental no desenvolvimento da instituição e da modalidade, já que possui uma Frente Parlamentar da Educação Física e Atividades Físicas, presidida por Ney Leprevost e que tem como parceiro o Conselho Regional de Educação Física.
(Sonora)
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.