Federação Umbandista completa 50 anos e é homenageada na Assembleia Legislativa Sessão solene atendeu a uma proposição apresentada pelo deputado Péricles de Mello (PT), aprovada por unanimidade no Legislativo estadual.

25/05/2018 18h05 | por Trajano Budola e Luiz Alberto Pena.
 Sessão solene em homenagem aos 50 anos da Federação Umbandista do Estado do Paraná.

Sessão solene em homenagem aos 50 anos da Federação Umbandista do Estado do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

 Sessão solene em homenagem aos 50 anos da Federação Umbandista do Estado do Paraná.

Sessão solene em homenagem aos 50 anos da Federação Umbandista do Estado do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

 Sessão solene em homenagem aos 50 anos da Federação Umbandista do Estado do Paraná.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou sessão solene ao final da tarde desta sexta-feira (25) para, conforme proposição do deputado Péricles de Mello (PT), homenagear a Federação Umbandista do Estado do Paraná (FUEP), que nesta data completou 50 anos de fundação. A entidade chega ao jubileu de ouro apoiada na missão de representar cultural, institucional, política e socialmente os povos e as comunidades tradicionais afro-brasileiras e indígenas, e outros povos tradicionais onde atue, seus dirigentes, frequentadores, simpatizantes e as comunidades por eles constituídas, dando-lhes visibilidade e buscando sua plena integração social.

Para tanto, a FUEP reafirma a visão e a meta de ser a Federação mais relevante e confiante para a vida dos umbandistas, dirigentes, médiuns e assistentes, bem como para o desenvolvimento da umbanda, do estado e do país. Seus princípios, associados à liberdade individual, idealizam a promoção da cultura da paz; a gestão participativa e transparente comprometida com a democracia das decisões; o resguardo e o respeito à individualidade, à autodeterminação e à diversidade de cada um; o desenvolvimento cultural, educacional e social em harmonia e fraternidade; entre outros aspectos.

Ao completar seu cinquentenário a FUEP também reafirma objetivos como os de instituir um ambiente ético e pluralista, promovendo o amplo debate como instrumento da convivência democrática e acolhendo a diversidade, tratando com isonomia de direitos e deveres a todos, sem exceção.  Por tudo isso, segundo o deputado Péricles de Mello, “a celebração do Jubileu de Outro da FUEP ultrapassa as festividades, para constituir-se em um momento privilegiado de reflexão sobre sua história, sustentabilidade e perenidade ao longo do tempo”.

Contra preconceitos – Para o presidente da diretoria executiva da FUEP e dirigente do terreiro Caboclo Girassol, Antônio Marcos Dias Farias (Pai Anthony), a umbanda passa por um momento de crescimento com a renovação de seu público. “O que vemos são jovens em terreiros, crianças com seus pais, cada vez mais. Nosso objetivo é chamar mais a nova geração e para isto é importante o apoio do deputado Péricles de Mello, para que possamos quebrar conceitos antigos que ainda existem erroneamente sobre a umbanda. Nós somos do bem, como qualquer outra religião, e estamos aqui pelo respeito ao nosso espaço”, afirmou.

Fizeram parte da Mesa de Honra da sessão solene, além de Péricles de Mello e do Pai Anthony; o deputado Delegado Recalcatti (PSD); o presidente do conselho deliberativo da FUEP, Edward James Santos Harrison (Pai Jimmy); o deputado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Átila Nunes; o vereador de Fazenda Rio Grande, Julinho do Pesque; o vereador de Campina Grande do Sul, Felipe Veiga; e o fundador da Associação Cultural de Negritude Popular, Nivaldo dos Santos Arruda.

Menções Honrosas – Durante a sessão solene na Alep foram ainda homenageadas personalidades que ao longo do tempo colaboraram e ainda colaboram para fazer da Umbanda uma grande e importante religião, valorizando o sincretismo religioso entre os povos que formam a sociedade brasileira, entre elas o já mencionado Antônio Marcos Dias Farias, “Pai Anthony”, presidente da Diretoria Executiva da FUEP.





 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação