Federação Umbandista completa 50 anos e é homenageada na Assembleia Legislativa Sessão solene atendeu a uma proposição apresentada pelo deputado Péricles de Mello (PT), aprovada por unanimidade no Legislativo estadual.

25/05/2018 18h05 | por Trajano Budola e Luiz Alberto Pena.

Sessão solene em homenagem aos 50 anos da Federação Umbandista do Estado do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou sessão solene ao final da tarde desta sexta-feira (25) para, conforme proposição do deputado Péricles de Mello (PT), homenagear a Federação Umbandista do Estado do Paraná (FUEP), que nesta data completou 50 anos de fundação. A entidade chega ao jubileu de ouro apoiada na missão de representar cultural, institucional, política e socialmente os povos e as comunidades tradicionais afro-brasileiras e indígenas, e outros povos tradicionais onde atue, seus dirigentes, frequentadores, simpatizantes e as comunidades por eles constituídas, dando-lhes visibilidade e buscando sua plena integração social.

Para tanto, a FUEP reafirma a visão e a meta de ser a Federação mais relevante e confiante para a vida dos umbandistas, dirigentes, médiuns e assistentes, bem como para o desenvolvimento da umbanda, do estado e do país. Seus princípios, associados à liberdade individual, idealizam a promoção da cultura da paz; a gestão participativa e transparente comprometida com a democracia das decisões; o resguardo e o respeito à individualidade, à autodeterminação e à diversidade de cada um; o desenvolvimento cultural, educacional e social em harmonia e fraternidade; entre outros aspectos.

Ao completar seu cinquentenário a FUEP também reafirma objetivos como os de instituir um ambiente ético e pluralista, promovendo o amplo debate como instrumento da convivência democrática e acolhendo a diversidade, tratando com isonomia de direitos e deveres a todos, sem exceção.  Por tudo isso, segundo o deputado Péricles de Mello, “a celebração do Jubileu de Outro da FUEP ultrapassa as festividades, para constituir-se em um momento privilegiado de reflexão sobre sua história, sustentabilidade e perenidade ao longo do tempo”.

Contra preconceitos – Para o presidente da diretoria executiva da FUEP e dirigente do terreiro Caboclo Girassol, Antônio Marcos Dias Farias (Pai Anthony), a umbanda passa por um momento de crescimento com a renovação de seu público. “O que vemos são jovens em terreiros, crianças com seus pais, cada vez mais. Nosso objetivo é chamar mais a nova geração e para isto é importante o apoio do deputado Péricles de Mello, para que possamos quebrar conceitos antigos que ainda existem erroneamente sobre a umbanda. Nós somos do bem, como qualquer outra religião, e estamos aqui pelo respeito ao nosso espaço”, afirmou.

Fizeram parte da Mesa de Honra da sessão solene, além de Péricles de Mello e do Pai Anthony; o deputado Delegado Recalcatti (PSD); o presidente do conselho deliberativo da FUEP, Edward James Santos Harrison (Pai Jimmy); o deputado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Átila Nunes; o vereador de Fazenda Rio Grande, Julinho do Pesque; o vereador de Campina Grande do Sul, Felipe Veiga; e o fundador da Associação Cultural de Negritude Popular, Nivaldo dos Santos Arruda.

Menções Honrosas – Durante a sessão solene na Alep foram ainda homenageadas personalidades que ao longo do tempo colaboraram e ainda colaboram para fazer da Umbanda uma grande e importante religião, valorizando o sincretismo religioso entre os povos que formam a sociedade brasileira, entre elas o já mencionado Antônio Marcos Dias Farias, “Pai Anthony”, presidente da Diretoria Executiva da FUEP.