Fernando Carli Filho e Marta Suplicy Prestigiam Lançamento do Great Brazil Express Em Curitiba

14/02/2008 13h59 | por João Vasconcellos / 41 3350-4072 - 8407-1716 / fernandocarlifilho@alep.pr.gov.br / www.fernandocarlifilho.com.br / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABI
O trem de luxo, batizado de Great Brazil Express, será lançado oficialmente, amanhã em Curitiba com a presença de várias autoridades políticas e empresarias ligadas ao setor do turismo do estado, entre os convidados estão à ministra do Turismo Marta Suplicy e o deputado estadual Fernando Carli Filho (PSB). O evento acontece na cidade de Morretes onde os convidados irão conhecer a estrutura e a rota do trem enquanto viajam até a capital paranaense.“A presença da Ministra Marta Suplicy nesse lançamento demonstra a importância que esse projeto representa para o país e, principalmente, para o nosso estado. O Brasil tem uma participação muito tímida na indústria internacional do turismo. Acredito que, havendo uma estrutura de transporte e de serviço compatíveis aos padrões europeus como é o Great Brazil, o país ganha em modernidade, sofisticação e qualidade que o mercado internacional exige”, afirmou O trajeto completo do pacote parte do Rio de Janeiro seguindo de avião até Curitiba. O percurso entre a capital e Morretes acontece de trem, e, antes de retornar, os passageiros irão degustar o prato típico da cidade, o barreado. O passeio na região dos campos gerais é realizado por rodovia, em um ônibus também de luxo, parando para visitação do Parque Estadual de Vila Velha e do Canyon Guartelá . O trem volta a ser o veículo de transporte entre Ponta Grossa e Cascavel, passando por Irati e Guarapuava, e a viagem encerra-se de ônibus até Foz do Iguaçu. A operação comercial começa a partir do dia 23 de abril e os pacotes terão valor variável, de acordo com a rota. O pacote completo do Rio de Janeiro até Foz do Iguaçú irá custar R$ 6.500 com oito dias de viagem e o retorno por R$ 7.000, por ser feito em dez dias. Outros pacotes com trechos menores entre Rio e Foz estarão disponíveis com preços menores. No pacote estão incluídos o transporte, refeições e hospedagem. A estrutura do trem é de alto padrão de serviço, com poltronas confortáveis, bistrô e bar internacional, comportando até 44 passageiros.“O projeto Great Barzil Express visa projetar o potencial turístico que o Paraná oferece. O estado é dotado de riquezas naturais inigualáveis e belíssimos como a região dos campos gerais, as cataratas de Foz de Iguaçú e o Salto São Francisco, localizado na cidade de Guarapuava. O trem irá permitir que turistas do mundo inteiro conheçam a região, além de contribuir para a economia do estado. Ao fortalecer o turismo, o comércio ganha, a indústria ganha, todos ganham. É mais emprego e mais riqueza para o Paraná”, analisou o deputado.GuarapuavaSegundo Fernando Carli Filho, o projeto inicial não previa passagem pela cidade de Guarapuava. Entretanto, devido a sua intervenção junto ao Ministério do Turismo, o deputado conseguiu convencer os investidores a incluir a cidade na rota turística. “Sou Guarapuavano e conheço muito bem o potencial turístico que a região tem a oferecer”, disse. O deputado lembra que dentro do município de Guarapuava encontra-se o Parque Natural Municipal São Francisco da Esperança onde está localizado a maior queda d´água do sul do país, o Salto São Francisco, com 196 metros de altura.