Fernando Carli Filho Pleitea Participação de Deputados Estaduais No Parlamento do Mercosul

03/09/2007 15h02 | por Jornalista responsável: João Vasconcellos / 41 3350-4072 – 3350-4271 / fernandocarlifilho@alep.pr.gov.br
O evento, que acontece na cidade de Montevidéu (Uruguai), irá discutir e votar a participação de deputados estaduais no Parlamento. A proposta foi apresentada, na última reunião do parlamento, pela União Parlamentar do Mercosul (UPM). O deputado Fernando Carli Filho, que é membro efetivo da UPM, pleiteia a criação da comissão de legisladores estaduais em razão da necessidade de acompanhamento dos trabalhos a serem desenvolvidos pelo novo parlamento.“Acredito que os deputados estaduais têm muito a contribuir na formação do Parlamento por vivenciarem diretamente os conflitos. Defenderei que cada deputado estadual tenha direito a fazer parte das comissões. Os interesses regionais, inclusive paranaenses, estarão assegurados se houver efetiva participação dos legisladores estaduais”, afirmou Carli Filho. O diretor de articulação política, Flávio Monteiro, comemora o engajamento de outras entidades representativas dos parlamentos estaduais nesta luta da UPM. Segundo ele, a cada reunião do Parlamento do Mercosul, mais legisladores estaduais e federais, de cada país, somam-se em defesa da importância da representação regional no Parlamento do Mercosul. O Parlamento do MercosulO Parlamento foi constituído em 14 de dezembro de 2006 com a participação de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela, este país ainda em processo de adesão e com direito a voz. Os trabalhos do Parlamento devem-se dividir entre o plenário e as comissões. Cada país membro contará com 18 representantes, a princípio composto apenas por senadores e deputados federais.