Fernando Carli Filho Quer Instituir Parlamento Jovem No Paraná

01/08/2007 17h16 | por Jornalista responsável: João Vasconcellos / (41) 3350-4015 / 9924-3296
O Deputado estadual Fernando Carli Filho protocolou hoje (01), na Assembléia Legislativa, o Projeto de Lei que prevê a criação do Parlamento Jovem Paranaense. A idéia é possibilitar aos alunos, de escolas públicas e particulares, exercerem funções parlamentares e assim aproximá-los do processo democrático. “O projeto tem caráter informativo relativo ao exercício da cidadania e elucidativas do funcionamento do Poder Legislativo”, afirmou o deputado.De acordo com o projeto, O Parlamento Jovem será composto por alunos com idade entre 11 a 20 anos e ocorrerá uma vez por ano, próxima à Semana da Juventude. Nessa data, a ser definida, os deputados cedem seus lugares para os alunos assumirem os trabalhos do Parlamento Jovem, apresentam as propostas e falam sobre as suas idéias. O número total de membros do Parlamento Jovem deverá ser equivalente ao de deputados estaduais (54) e poderá contar com a ajuda de um estudante assessor parlamentar.O aluno interessado em se candidatar a uma vaga no Parlamento Jovem deverá optar por um partido político “temático” (saúde, educação, cultura,...) e elaborar um projeto de lei, de acordo com a temática do partido, o qual será analisado pela Comissão Avaliadora. Esta composta de representantes voluntários procedentes de instituições de ensino público e privado, das Secretarias Municipais de Educação, dos Núcleos Regionais de Ensino, da Secretaria Estadual de Educação, do Conselho Estadual de Educação, da Assembléia Legislativa, da UPE e da UPES.Caso o aluno seja escolhido pela Comissão Avaliadora, irá desenvolver atividades semelhantes aos dos deputados seguindo o cronograma da Ordem do Dia o qual deverá ser publicado no Diário Oficial. Haverá um regimento interno e o projeto de lei, apresentado pele jovem, será publicado, discutido e votado em plenário, todo processo devidamente acompanhado por assessoramento técnico. Os trabalhos serão dirigidos por uma Mesa Executiva, composta pelo Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário. “Os projetos apresentados pelos parlamentares jovens serão apreciados pela Comissão de Educação e, caso venham ser aprovados, serão apresentados pelos deputados estaduais no plenário”, explica Fernando Carli Filho.Segundo o deputado, a educação política dos jovens é um processo que deve extrapolar os bancos escolares, desenvolvendo a capacidade de vocação política. O projeto irá difundir princípios fundamentais como o da liberdade de expressão e o da pluralidade de pensamento, bem como o apreço à tolerância e ao diálogo. “A compreensão do significado da representação popular e a vivência do processo democrático contribuem para o pleno desenvolvimento da pessoa e o seu preparo para o exercício da cidadania”, conclui o parlamentar.