Prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores que atuam na gestão pública participaram, na manhã desta quarta-feira (8), de um workshop para que pudessem conhecer uma nova ferramenta e assim, podendo utilizar, da melhor forma, as receitas municipais. É a Otimiza. Desenvolvida pela Fundação Bravo, que tem a missão de aprimorar e apoiar projetos de gestão pública no Brasil. A ideia de apresentar o recurso que pode ser acessado na internet de qualquer lugar do mundo, foi do deputado Guto Silva (PSD).
O Otimiza é uma ferramenta fornecida pelo portal www.meumunicipio.org.br. Ele é voltado exclusivamente para gestores públicos municipais. E contém dados abertos de mais de 5 mil municípios brasileiros e que proporciona aos gestoras, de forma simples e acessível, todas as informações para que consigam fazer diagnósticos e comparações sobre a situação fiscal de cada local. Segundo a gerente de projetos da Fundação, Ana Dal Fabbro, a ferramenta é gratuita e tem o objetivo de melhorar a arrecadação do município, já que o próprio portal identifica onde a gestão de determinada cidade está perdendo receita.
(Sonora)
Os gestores puderam trocar experiências durante o workshop. O objetivo da discussão foi mostrar aos participantes, nesse momento de crise financeira, como investir nas receitas próprias sem aumentar gastos, destaca Ana.
(Sonora)
Foram dois anos de pesquisas para se chegar a ferramenta, que explorou a fundo o campo das receitas tributárias. A equipe descobriu, fazendo este trabalho, que os municípios precisavam desburocratizar o serviço para conseguir os resultados e que muitas estão tentando. O analista de projetos da Fundação, Henrique Krigner diz que muitos municípios já estão utilizando o sistema com sucesso.
(Sonora)
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Claudia Ribeiro.