Florian Madruga, presidente da Abel, fala sobre o trabalho das Escolas do Legislativo
Dirigente participou do Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e concedeu entrevista ao programa Rádio Assembleia.
O evento coincidiu com o encerramento da terceira edição do Parlamento Universitário, iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná. Durante duas semanas, estudantes de nove instituições de ensino superior vivenciaram uma intensa imersão na rotina parlamentar. Um projeto premiado pela própria Abel, em 2017.
“Chamaria isso de educação cidadã. As pessoas não conhecem o funcionamento e passam a receber informações, instruções de como é a atividade, de como funciona, e praticam como se fossem parlamentares. A sessão que assisti foi um exercício de cidadania, de educação, e alguns deles vão despertar para a carreira política, para a vocação parlamentar”, avaliou.
Florian Madruga é também diretor da Secretaria de Editoração e Publicações do Senado, a gráfica do Senado Federal. Lá, há 30 anos, participou da impressão da Constituição Federal de 1988.
E é na Constituição que as Escolas do Legislativo foram previstas. O dispositivo legal determina que elas sejam criadas em todas as esferas da administração pública. O foco principal é a capacitação do servidor, para prepará-lo para atender bem aos parlamentares das assembleias, câmaras e Senado, e o corpo técnico dos Tribunais de Contas. “Mas, principalmente, a Abel se preocupa que esses funcionários estejam preparados para atender o cidadão. Somos servidores públicos, mas costumo dizer que somos servidores do público”, afirmou Madruga.
A Abel foi criada em 2003 e hoje as escolas estão na Câmara Federal e Senado, nas 26 Assembleias estaduais, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, em 110 Câmaras Municipais espalhadas pelo Brasil, além do Tribunal de Contas da União e todos os Tribunais de Contas estaduais e municipais.
Variedades – Além da entrevista sobre um tema diferente por dia, o programa Rádio Assembleia traz os destaques do Legislativo, informações de utilidade pública e o que é notícia no estado.
O programa, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia, é um conteúdo multiplataforma. O “Rádio Assembleia” pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia.
Ele vai ao ar na TV após as sessões plenárias que iniciam às 14h30, nas segundas, terças e quartas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). Nas sextas-feiras a transmissão ocorre a partir das 15h30. As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.
[podcast id= /]
Notícias Relacionadas
Assembleia Legislativa homenageia escola de samba Rosa do Povo, campeã do Grupo de Acesso do Carnaval de Curitiba
Agremiação, criada em 2025, venceu o Carnaval de 2026 em seu desfile de estreia e destaca atuação nas comunidades da Região Metropolitana.
Leia mais
Projeto de lei assegura aos pais o direito de vetar a participação dos filhos em atividades sobre gênero na escola
De autoria do deputado estadual Gilson de Souza (PL), a proposta busca garantir aos responsáveis a decisão sobre a participação de crianças e adolescentes em ações relacionadas ao tema no ambiente escolar.
Leia mais
Estudantes da UFPR participam de palestra sobre Processo Legislativo
Encontro foi promovido pela Escola do Legislativo em parceria com o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Leia mais
Oposição vota contra projeto que modifica a forma de escolha dos diretores de escolas do Paraná
Leia mais