Foz do Iguaçu recebe R$ 60 mi de investimentos em segurança pública

11/08/2020 16h58 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Recursos investidos na segurança de Foz do Iguaçu são dos governos estadual e federal, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Itaipu.Créditos: André Nishizaki

Em pronunciamento na sessão plenária remota da Assembleia Legislativa do Paraná desta terça-feira (11), o deputado Delegado Recalcatti (PSD) enumerou os investimentos que somam R$ 61 milhões na segurança pública de Foz do Iguaçu, principal cidade da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Os recursos são dos governos estadual e federal, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Itaipu e se destinam a obras no sistema penitenciário, Corpo de Bombeiros, PMPR e Polícia Civil.

“São investimentos em infraestrutura muito importantes porque Foz do Iguaçu é uma região muito sensível em termos de segurança pública”, disse Delegado Recalcatti. Segundo ele, as informações foram dadas pela manhã pelo secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Coronel Rômulo Marinho, em ato de assinatura do Termo de Cooperação Técnica para o compartilhamento de informações com a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu.

De acordo com Delegado Recalcatti, o sistema penitenciário em Foz do Iguaçu ganhará nas próximas semanas uma nova penitenciária com 501 vagas, num investimento de R$ 13 milhões dos governos estadual e federal. Já a Cadeia Pública está recebendo obras no valor de R$ 17 milhões que ampliam a sua capacidade para 752 vagas. Um novo quartel do Corpo de Bombeiros, da PMPR, será inaugurado em breve num investimento de R$ 23 milhões do BID.

A Itaipu está bancando a reforma do quartel da 3ª Companhia, do 14º Batalhão da PMPR, num total de R$ 3 milhões. Outros R$ 2,5 milhões da usina hidrelétrica estão sendo destinados para a Delegacia da Mulher, Instituto de Identificação e Delegacia de Combate à Corrupção (DCCO). A Itaipu também financia as obras de reformas em 19 Delegacias da Polícia Civil em cidades do Oeste do Paraná, área de influência de Foz do Iguaçu.

Compartilhamento – “A SESP está consolidando convênios com dezenas de prefeituras da RMC e do interior para a troca de informações, mas Foz do Iguaçu tem o diferencial da sua localização geográfica e importância para o turismo do Paraná”, destacou Delegado Recalcatti. “Por isso, acredito na importância do compartilhamento de dados entre os órgãos estaduais de segurança e a Guarda Municipal que enfrenta particularidades típicas das regiões de fronteira”.

O ato ocorrido na sede da SESP contou com as presenças do prefeito Chico Brasileiro (PSD), do secretário municipal de Segurança Pública, Reginaldo José da Silva, do Delegado de Polícia Francisco Sampaio e do líder do Governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSD). “O apoio que a Secretaria da Segurança Pública está dando à Foz do Iguaçu é fundamental para que possamos agir com inteligência e integração e reduzir todos os danos cometidos contra a sociedade”, afirmou Chico Brasileiro.

“Nós já conseguimos acessar, aqui na Secretaria da Segurança Pública, as câmeras de monitoramento de Foz do Iguaçu e, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, vamos ampliar ainda mais o compartilhamento de informações e imagens, o que vai nos auxiliar nas ações policiais rotineiras e das grandes operações executadas na região de fronteira”, afirmou o secretário Coronel Marinho.