Francisco Beltrão recebe mais uma etapa do Geração Atitude
A 17ª etapa da Gincana da Cidadania, na manhã desta quinta-feira, agitou o município de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. Teve muita disputa entre os alunos de três escolas: a Vicente de Carli, o Colégio estadual Reinaldo Sass, onde aconteceu a Gincana e o colégio Dr. Eduardo Virmond Suplicy. Mais de 200 estudantes participaram. A escola vencedora foi a anfitriã, o colégio Reinaldo Sass. Escola onde estuda a Darlana Lopes, que aproveitou para dar um recado para os jovens.
(Sonora)
Foz do Iguaçu vai sediar a próxima etapa da Gincana, que sempre é gravada na íntegra pela TV Assembleia, que depois vai transformar o material coletado em todas as etapas, em um programa.
As questões que os estudantes respondem durante a prova estão relacionadas ao conteúdo do Guia do Cidadão.
Depois da Gincana, tem sempre o papo cidadão, onde os estudantes fazem questionamentos a autoridades locais. Em Beltrão, eles quiseram saber, por exemplo, como é a atuação do Gaeco, que é o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado, como funciona a Câmara de vereadores e projetos de lei, entre outros temas, que foram respondidos pelo vereador Cléber Fontana, pelo promotor de justiça, Fabrício Trevizan de Almeida e pela chefe do Núcleo Regional de Educação, Leila Giacomelli. Leila destacou como esse contato é importante para despertar o interesse dos estudantes também pela área da educação, um dos assuntos pelos quais eles tiveram curiosidade de conhecer mais.
(sonora)
O vereador Cléber Fontana acha fundamental que os jovens acompanhem a política para entenderem como ela acaba fazendo parte do dia a dia de cada um.
(Sonora)
O promotor Fabrício Trevizan lembra que são estes jovens que vão fiscalizar as instituições daqui a alguns anos e que eles precisam estar prontos para isso.
(Sonora)
Os alunos que participam das competições e do bate papo são sempre dos Ensinos Médio e Técnico. O objetivo é despertar neles o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania.
A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria da Educação (SEED), a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR).
Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Comissão de Obras Públicas aprova projeto que altera lei que regula o manejo de vegetação nos arredores de torres de transmissão
Mudanças visam aprimorar a legislação e dirimir dúvidas de proprietários rurais e distribuidoras de ener-gia.
Leia maisAssembleia Legislativa aprova incentivo à Economia Azul para impulsionar o litoral paranaense
Projeto busca estimular desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental e foi um dos itens votados nas sessões desta terça-feira (2).
Leia maisCCJ confirma parecer do Conselho de Ética pela perda de mandato do deputado Renato Freitas (PT)
Cabe agora ao Conselho de Ética elaborar um Projeto de Resolução, a ser enviado à Mesa Executiva para inclusão em pauta e votação final pelos deputados em Plenário; votos contrários do deputado Arilson Chiorato (PT) e da deputada Ana Júlia (PT) foram rejeitados pelo colegiado.
Leia mais