A Frente Parlamentar Contra Prorrogação dos Contratos de Pedágio, criada pela Assembleia Legislativa do Paraná, realiza audiência pública em Londrina nesta sexta-feira (8), a partir das 14 horas, na Câmara Municipal. “É fundamental a participação da comunidade para reforçar o movimento contra a prorrogação dos contratos”, diz o deputado estadual Tercilio Turini (PPS), que está organizando a reunião juntamente com outros parlamentares e vereadores londrinenses.
Turini ressalta que o atual modelo de concessão do pedágio é extremamente prejudicial aos paranaenses, com uma das tarifas mais caras do Brasil. “Mesmo cobrando valores exorbitantes, as concessionárias não executaram nem metade das obras previstas nos cadernos de encargos, faltando menos de cinco anos para terminar os contratos. Queremos que toda a sociedade participe das discussões para uma nova licitação do pedágio nas rodovias do Paraná”, afirma o deputado.
Ele destaca que a mobilização da Frente Parlamentar já assegurou a aprovação, em três turnos de votação, de projeto de lei estabelecendo que qualquer renovação nos contratos de pedágio precisa de autorização prévia da Assembleia. “Assuntos relacionados ao pedágio não podem ficar restritas aos governos estadual, federal e empresas. Representantes do setor produtivo, dos trabalhadores e de outros segmentos da comunidade precisam ser ouvidos”, afirma Turini.
Antes da audiência em Londrina, deputados da Frente Parlamentar estarão em Maringá, pela manhã, para encontro com lideranças. Já foram realizadas audiências em Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu, além do lançamento do movimento em Curitiba.