Frente Parlamentar da Indústria Paranaense de bebidas é lançada na Assembleia

09/08/2016 18h53 | por Claudia Ribeiro
Podcast
(Descrição do áudio))

33 deputados integram a Frente Parlamentar da Indústria Paranaense de Bebidas,  que foi lançada oficialmente na Assembleia no fim da tarde desta terça-feira (9), no Plenarinho da Casa. O coordenador, deputado Guto Silva (PSD), diz que a pauta de reivindicações é extensa, mas destacou que  pretende focar, nesse primeiro momento, nas demandas mais urgentes do setor: a equiparação na cobrança de impostos, com os praticados pelo Governo com as grandes corporações, além de dar condições para que a indústria de bebidas possa competir de igual com a de outros estados.  Por isso, ele garantiu que a Assembleia será a ponte dos empresários com o Estado.  

(Sonora)

 Até ano passado, as 60 empresas paranaenses de pequeno e médio porte que reúnem as fábricas de refrigerantes, microcervejarias e as de bebidas quentes,  tinham incentivos fiscais, assim como as grandes corporações. Segundo o presidente da Associação  dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (AFEBRAS), Fernando Rodrigues de Barros, esses incentivos não foram renovados, enquanto as grandes terão isenções  até 2022. O que o setor pretende, ele diz, é ser mais competitivo para que possa sobreviver e enfrentar os grandes. E Ele está confiante com a criação da Frente Parlamentar.

(Sonora)

 O setor que gera 5700 empregos diretos,  quase dois mil a mais que as grandes corporações, e que tem a maior parte das empresas localizadas no interior do Paraná, vinha registrando crescimento até o ano passado. De acordo com um dos executivos da Cini, Rodrigo Marcon, foi preciso demitir  60 trabalhadores em 2016, e ele teme por novas perdas de postos de trabalho em uma empresa que está no mercado há 112 anos.  

(Sonora)

O vice-líder da Frente Parlamentar, deputado Tiago Amaral,  lembra que, quando se une forças contra a alta carga tributária na defesa pelas pequenas e médias empresas da indústria de bebidas, a tendência é que esse quadro melhore, sem esquecer, claro de preservar também  as grandes corporações no Paraná.

(Sonora)

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação